CONVITE

A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região - EMATRA 2, por seu Subnúcleo Temático de Ensino a Distância, convida os Senhores Magistrados e servidores para o “Curso de Introdução à Docência On Line", com carga horária de 33 horas/aula a ser ministrado pelo servidor José Erigleidson Silva, mestrando em Tecnologias da Inteligência e Aprendizagem pela PUC-SP e especialista em Design Instrucional para a EaD online (UFJF), conforme programa a seguir:


Público alvo

Magistrados e servidores que exercem ou desejam exercer a atividade de docência on-line na EMATRA2.


Período de realização: 20/10/2010 a 26/11/2010.


Número de vagas: 30


Cronograma:




Objetivo:

Desenvolver competências para o exercício da docência em ambientes virtuais de aprendizagem.


Programação:


Unidade 1 – Introdução à Educação a Distância (EaD);

Unidade 2 - Novo paradigma docente e competências para a professor online;

Unidade 3 - Teorias da aprendizagem e suas implicações para as estratégias didáticas em ambientes virtuais de aprendizagem;

Unidade 4 - Mídias e EaD;

Unidade 5 - Introdução ao design instrucional (fases de análise e planejamento);

Unidade 6 - Avaliação em EaD.


Carga-horária: 33h


Metodologia

O curso segue o modelo de sala de aula colaborativa, sendo oferecido totalmente a distância por meio do ambiente virtual de aprendizagem da "EMATRA 2 on line". As interações ocorrerão de forma assíncrona, o que possibilitará flexibilidade na administração do tempo de estudo (Acesso ao curso 24 horas por dia).


Avaliação

A avaliação será formativa, sendo o aluno avaliado semanalmente pela sua participação nos fóruns e pela realização das atividades individuais e em grupo. Ao final do programa será exigida a entrega de um projeto básico de curso online com base na teoria abordada.


Pré-requisitos:



Currículo do instrutor:

José Erigleidson da Silva é mestrando do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital, linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É especialista em Design Instrucional para Educação a Distância on line pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador de Educação a Distância na Escola da Magistratura do TRT da 2ª Região e membro do Subcomitê Nacional de Educação a Distância do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e tutor no curso Mídias na Educação (MEC/USP/UFPE) e Gestão da Educação Corporativa.



Bibliografia


ANDERSON, Terry (Ed.). The Theory and Practice of Online Learning. 2.ed. Edmonton: AU Press, 2008.Disponível em: http://cde.athabascau.ca/online_book/ . Acesso em: 4/10/2010.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.

______. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2ed. São Paulo: Papirus, 2004.

LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

PETERS, Otto. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2004.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2001.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas. São Paulo: Senac SP, 2010.

VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.