CONVITE
A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região – EMATRA 2 convida os Senhores Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho para o Curso de Administração Judiciária de Varas do Trabalho, com carga horária de 22 horas/aula.
Lembramos que este curso integra o programa de reciclagem obrigatória de servidores que exercem cargo de gestão.
As aulas serão realizadas, em três turmas, à escolha do Diretor:
Capital:(auditório da EMATRA 2–10º andar, bloco A, do Fórum Ruy Barbosa)
17 de maio – das 17h00 às 19h00
20 de maio – das 17h00 às 21h00
24 de maio – das 17h00 às 21h00
27 de maio – das 17h00 às 21h00
31 de maio – das 17h00 às 21h00
07 de junho– das 17h00 às 21h00
Região do ABC: (Fórum Trabalhista de Santo André, Rua Monte Casseros, 259)
02 de agosto – das 17h00 às 19h00
05 de agosto – das 17h00 às 21h00
09 de agosto – das 17h00 às 21h00
12 de agosto – das 17h00 às 21h00
16 de agosto – das 17h00 às 21h00
19 de agosto – das 17h00 às 21h00
Baixada Santista:(Fórum Trabalhista de Santos - Rua Brás Cubas, nº 158 - Santos/SP)
13 de setembro – das 17h00 às 19h00
16 de setembro – das 17h00 às 21h00
20 de setembro – das 17h00 às 21h00
23 de setembro – das 17h00 às 21h00
27 de setembro – das 17h00 às 21h00
30 de setembro – das 17h00 às 21h00
Conteúdo Programático:
1.Objetivos:
- Aprimorar a coleção do conhecimento dos profissionais responsáveis pelas atividades de direção das unidades judiciárias de 1º grau, disseminando novos conceitos e técnicas aplicados na administração pública atual.
- Apresentar as novas propostas e tendências para gerir a informação, ao mesmo tempo principal insumo e principal valor agregado no processo jurisdicional.
- Expandir as formas para acompanhamento e controle de resultados na atividade de 1ª Instância.
- Ampliar e uniformizar o conhecimento acerca das práticas administrativas aplicadas no Tribunal, trazendo informações que auxiliem na eficiência administrativa.
- Disseminar a metodologia empregada e o conhecimento adquirido durante as ações de modernização da 2ª Região, trazendo aspectos práticos de aplicabilidade no cotidiano das Varas.
- Possibilitar o intercâmbio de experiências práticas voltadas ao gerenciamento das atividades de secretaria, identificando e implantando melhorias.
- Promover a uniformidade de procedimentos como garantia da correta alocação e utilização de recursos (eficiência), da eficácia e da efetividade jurisdicional.
2. Conteúdo programático:
Módulo I: FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA
Docente: Juíza Silvana Louzada Lamattina
Carga Horária: 2 horas
Módulo II: ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL – UM NOVO ENFOQUE: CONCEITOS E APLICAÇÃO
Conteúdo:
Noções de Administração Pública:
- Uma breve abordagem sobre os principais dispositivos legais: Os princípios constitucionais; a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei complementar nº 101/2000); A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; a “Lei das Licitações” (Lei nº 8.666/93);
- O modelo atual (enfoque burocrático) e seus reflexos na Administração Pública no Brasil;
- A mudança de paradigma (enfoque gerencial), a partir do final do século XX;
- A administração do judiciário e os novos mecanismos de controle do Estado (controle a priori e a posteriori);
- O Conselho Nacional de Justiça e suas principais resoluções;
- O Tribunal de Contas da União, um novo papel? (Relatório de Gestão e a Decisão Normativa nº 100)
Fundamentos: uma rápida abordagem sobre os conceitos e princípios que norteiam a ciência da administração, e sua aplicação na esfera pública.
- As principais escolas e seus enfoques: Clássica (Fayol); Científica (Taylor); Teoria Burocrática (Weber); Escola das Relações Humanas; Abordagem Comportamental; Teoria Neoclássica;
- Teoria Estruturalista; Abordagem Sistêmica e Teoria Organizacional.
Planejamento e Gestão Estratégicos:
- O planejamento e suas etapas.
- O planejamento Estratégico do Poder Judiciário: A Resolução nº 70 do CNJ; Metodologia adotada: Balanced Scorecard (BSC); Mapa estratégico do Judiciário; Objetivos e indicadores estratégicos.
- Planejamento Estratégico na 2ª Região: Formulação Estratégica; Identidade Institucional; Objetivos Estratégicos; Mapa Estratégico; Indicadores de desempenho.
- Gestão Estratégica.
O Papel do Diretor de Secretaria sob o enfoque do novo conceito de Administração Pública:
- Competências: Conhecimentos, habilidades e atitudes.
- Planejamento nas Varas do Trabalho.
- Gerenciamento de equipes e pessoas: Visão sistêmica e multifuncionalidade. Administração participativa.
- Gestão do atendimento.
Inovação dos métodos de trabalho:
- A análise de processos como base para a eficiência e para a especificação funcional de sistemas informatizados.
- O papel da Tecnologia da Informação nas atividades judiciárias:
- Gestão da informação; Processo Judicial Eletrônico.
- Governança.
- Noções básicas e alguns elementos para a construção da Inteligência de Negócio (Business Intelligence).
Docente: Rubens Parente Junior
Carga horária: 4 horas
Módulo III: GESTÃO DE PESSOAS – ADMINISTRANDO COMPETÊNCIAS
Conteúdo:
Rotinas de Pessoal:
- Atual organização da área gestão de pessoas no Tribunal.
- Estrutura remuneratória dos cargos e funções na Justiça do Trabalho: Lei 11.416/2006; Lei 8.112/1990.
- Vida funcional: Entrada, vivência e saída dos servidores:
- Mecanismos de recrutamento e seleção.
- Integração.
- Progressão e promoção na carreira.
- Processos de desligamento.
Gestão por competências: Conceitos e exemplos de aplicação prática.
- Descrição dos cargos: Atribuições e requisitos (cargos efetivos, funções comissionadas e cargos em comissão).
- Elaboração dos critérios para atribuição de funções comissionadas e cargos em comissão.
- Identificação dos perfis individuais necessários ao desempenho das atribuições: Conhecimentos (escolaridade e técnico-profissionais), habilidades (saber fazer) e atitudes (comportamento, aptidão e capacidades).
- Matrizes de competências: acompanhamento da compatibilidade entre perfis e requisitos. Identificação de divergências como motivação para ações de aperfeiçoamento.
- Avaliação de desempenho. Avaliação 360°.
- Treinamento e desenvolvimento.
Clima organizacional: noções e impactos. Influência do microambiente (VT) para o macroambiente (2ª Região).
Liderança e motivação:
- Perfil do líder: habilidades e atitudes para influenciar as pessoas a utilizar e desenvolver todas as suas potencialidades, na busca de um objetivo comum;
- Chefe X Líder: diferenças fundamentais.
- Estimulando o autoconhecimento, criando as condições para a motivação.
Docente: Rubens Parente Junior
Carga horária: 4 horas
Módulo IV: GESTÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO EM VARAS
Conteúdo:
Rotinas de trabalho na secretaria: um novo enfoque.
-Conceituando processo (sob o prisma da administração).
-Aspecto histórico.
-Normatização.
- Maneiras de mapear os processos de trabalho em uma Vara (exemplos).
- Identificação de processos.
- Modelagem de processos.
- Fluxo de processos e informações.
- Aplicabilidade.
- Sistemas de indicadores: Acompanhando resultados.
-Conceituação.
-Identificação de indicadores significativos ao processo.
-Implementação dos indicadores.
-Exemplos práticos.
- A uniformização de procedimentos como base para a eficiência, a eficácia e a efetividade jurisdicional.
- Identificação e aplicação de melhorias.
-Identificação.
-Aplicação.
-Eficiência X Eficácia.
-Registros.
-Transformação em projetos.
- A organização da secretaria, a partir da análise de processos.
Docente: Elisabeth Sotrati.
Carga Horária: 4 horas
Módulo IV: GESTAO DE RECURSOS E MATERIAIS EM VARAS DO TRABALHO
- Meio ambiente do trabalho em geral (Instalações físicas, consciência ambiental, ginástica laboral, topografia e layout da secretaria, secretaria como espaço de convivência).
- Alocação e manutenção de equipamentos.
- Suporte organizacional (suprimentos, documentação e informação).
Docente: Achiles José Malvezi
Carga horária: 4 horas.
Módulo V: OFICINAS
Realização de atividades dirigidas, sob orientação, para a construção das formas e mecanismos de aplicação prática do conteúdo apresentado.
3. Metodologia
Apresentações expositivas com utilização de recursos audiovisuais, voltadas à participação de todos para a construção do conhecimento individual e coletivo.
Realização de atividades individuais e/ou em grupo para melhor fixação do conteúdo.
Realização de oficinas para a aplicação do conteúdo, voltadas para o desenvolvimento de novas soluções práticas e para a construção de melhorias, com possibilidade de aproveitamento por todas as unidades.