CONVITE

A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região – EMATRA 2 convida os Servidores deste Regional para a 2ª Turma do “Curso de LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS”, a ser ministrado pela Professora Doutora Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC/SP e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

As aulas serão realizadas nos dias 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de abril, das 17h00 às 21h00,  no Edifício Millenium (Av. Marquês de São Vicente, 121 – 17º andar).

Carga horária total: 32 horas/aula

 

1. OBJETIVO GERAL:
- Visa o incentivo, conhecimento, familiarização e capacitação técnica em Libras, de acordo com a rotina dos agentes de segurança do Tribunal Regional do Trabalho.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Dia 1: (4 horas/aula)
Apresentação do curso.
Levantamento da rotina dos agentes de segurança do Tribunal Regional do Trabalho- Organização dos segmentos discursivos que aparecem na rotina deste serviço.
Quem são os Surdos e quem são os Ouvintes.
Culturas e Identidades em questão.
Principais Características das Línguas de Sinais.
Datilologia e ditado datilológico.

 

Dia 2: ( 4 horas/aula)
Pronomes Pessoais e Possessivos.
Sinais em foco: Formas de cumprimento / Identificação.
Explorando situações dialógicas de cumprimento e identificação.
Verbos em Libras – de acordo com a rotina do serviço.
Expressões Faciais na Libras.
Música: Canção da América.

Dia 3- ( 4 horas/aula)
Sinalizando: Quem? / De Quem É? / Quem É?
Sinais em foco: Pessoas, objetos, números.
Advérbios de Tempo e Freqüência / Calendário
Números em Libras.
Sinais em foco: Localidades (serão realizados vários exercícios pois muitas das informações solicitadas pelos surdos devem estar inseridas nesta temática), tecnologias.

Dia 4- ( 4 horas/aula)

Continuação do tema localidades (serão realizados vários exercícios pois muitas das informações solicitadas pelos surdos devem estar inseridas nesta temática).
Soletração Rítmica.
Músicas com o objetivo de ampliação rápida de vocabulário.

Dia 5- ( 4 horas/aula)
Estrutura lingüística da LIBRAS: o processo de formação de palavras, categorias gramaticais, verbo, adjetivo, pronome e numeral.
Ensino da gramática de LIBRAS: Vocabulário e tipos de frases na LIBRAS.

Dia 6- ( 4 horas/aula)
Vocabulário- Dados pessoais, família, verbos, adjetivos, dependências do local de serviço,transporte, dias, verbos.
Músicas com o objetivo de ampliação rápida de vocabulário.
Histórias simples em LIBRAS- informações de rotina do serviço. (compreensão e expressão em LIBRAS).

Dia 7- ( 5 horas/aula)
Expansão de vocabulário.
Música para expansão de vocabulário e histórias simples.
Conversando em Libras – Diálogo.
Igual ou Diferente.
Classificadores de formas
Conversando no tribunal regional do trabalho- pedindo informação. Preparação do diálogo a ser apresentado na última aula.

Dia 8- ( 5 horas/aula)
Treinando os diálogos a serem apresentados nesta aula.
Apresentação dos diálogos.
Avaliação do curso.

4. METODOLOGIA
-Aulas expositivas e dialogadas.
-Dinâmicas de grupo.
-Grupos de estudos.
-Conversação será um exercício de compreensão e produção que os alunos vivenciarão no espaço de sala de aula- em todas as aulas.
-Atividades recreativas que desenvolvem aspectos que foram estudados- objetivo de fixação do conhecimento.
- Serão recomendados sites em LIBRAS, anteriormente ao desenvolvimento do conteúdo em sala de aula.

5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FELIPE, Tanya A; MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto: curso básico,
livro do professor instrutor – Brasília : Programa Nacional de Apoio à
Educação dos Surdos, MEC: SEESP, 2001.

PIMENTA, Nelson; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de Libras 1. Rio de
Janeiro : LSB Vídeo, 2006.

Curriculum da Professora Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida:

-Graduação em Fonoaudiologia pela PUC / Campinas,
-Mestrado em Fonoaudiologia pela PUC/SP
-Doutorado em Educação pela UNICAMP
-Professora titular da PUC Campinas