CONVITE

A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região – EMATRA 2, tendo em vista as exigências do artigo 17 da Lei nº 11.416/2006, combinado com o artigo 4º, VI, da Portaria Conjunta nº 03/2007 do STF, convida os Senhores Agentes de Segurança deste Regional que recebem GAS (Gratificação de Atividade de Segurança) para o “Curso de Reciclagem Obrigatória de 2009: “Segurança e Proteção de Autoridades”, a ser ministrado pelo Instrutor RICARDO NAKAYAMA, Mestre em Artes Marciais (3º DAN), Especialista em Segurança de Proteção às Pessoas.

As aulas integram o programa de reciclagem anual previsto na Lei nº 11.416/2006 e serão realizadas em turmas de 18 horas/aula, com 30 alunos cada, em datas e horários alternativos, à escolha do servidor, conforme segue:

1ª Turma: 14, 15, 16, 17 e 18 de setembro, das 8h00 às 12h00
(Edifício Millennium – 17º andar)

2ª Turma: 14, 15, 17, 18 e 21 de setembro, das  17h00 às 21h00
(Fórum Ruy Barbosa – 10º andar – bloco A)

3ª Turma: 28, 29, 30 de setembro, 01 e 02 de outubro, das 8h00 às 12h00
(Edifício Millennium – 17º andar)

4ª Turma: 28, 29 de setembro, 01, 02 e 05 de outubro, das 17h00 às 21h00
(Fórum Ruy Barbosa – 10º andar – bloco A)

5ª Turma: 13, 15, 16, 19 e 20 de outubro, das 17h00 às 21h00
(Fórum Ruy Barbosa – 10º andar – bloco A)

 

1. Objetivos Gerais:

Capacitar os Agentes de Segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região a realizarem, de forma rápida e eficiente, por meio de técnicas de Segurança, a prevenção, imobilização e neutralização dos mais diversos tipos de ameaças, gerando confiança e tranqüilidade, preservando vidas e o patrimônio público. O foco será direcionado para a proteção executiva e de dignitários.
             

2. Objetivos Específicos:

Desenvolver as habilidades conceituais e técnicas dos Agentes de Segurança, capacitando-os a analisar e identificar o perigo potencial, de forma que possam oferecer, em tempo hábil, respostas adequadas às diferentes situações de risco presenciadas dentro do âmbito de suas atribuições.


O curso de Segurança e Proteção de autoridades deverá capacitar o agente a obter conhecimento técnico, com o objetivo de prestar segurança pessoal aos Magistrados e funcionários do Tribunal.

 

3. Ementa:

           
Definições e Conceitos - Mentalidade de Sobrevivência – Gradiente de força – Opções Táticas e Modo de Atuação do Profissional – Linguagem corporal – Segurança Física de Instalações – Relações Humanas – Modus Operandi dos Marginais – Comunicações.


Atribuições dos membros da equipe de escolta – Tipos de formações – Formações táticas –Escolha de itinerários – Relacionamento com a imprensa – Varredura – Direção Defensiva –Embarque e desembarque em veículos – Planejamento da segurança – Atentados –Reconhecimento operacional.

 

4. Unidades e Carga Horária.

SEGURANÇA: 06 HORAS

 

PROTEÇÃO DE AUTORIDADES: 12 HORAS

 

5. - Metodologia.

            Teremos como referência teórico-metodológica as ações formativas no desenvolvimento de competências cognitivas: aprender a pensar para desenvolvimento das competências atitudinais e principalmente fortalecer as ações operacionais para  desenvolvimento no dia-a-dia da função do Agente de Segurança.


            Aulas Presenciais teóricas conceituais (princípios, conceitos) e demonstrações práticas.

6. - Critérios de Avaliação.

            Exercícios ao final de cada módulo e interatividade com a classe nas questões cognitivas e avaliação escrita.

 

7. Professor/instrutor:

Ricardo Nakayama

É o fundador da Sotai e sintetizou o Método Sotai de Defesa (MSD), que engloba técnicas de proteção pessoal, voltadas para defesa pessoal desarmada e com armas. Iniciou aos cinco anos nas artes marciais, sob a supervisão de seu pai - Mestre de Karatê. Durante 38 anos aprendeu o método de combate e domínio de várias artes marciais e esportes de contato.


Ministra aulas há 26 anos em academias e empresas de segurança. Pesquisa o combate com armas desde 1978, ministrando regularmente aulas de defesa com facas, armas improvisadas, bastões e tonfa para diversos segmentos da área de segurança pública e privada.


É especialista em defesa pessoal com grande reconhecimento, sendo constantemente chamado para prestar consultoria aos mais destacados órgãos de imprensa da América Latina. Exerceu durante 10 anos a coordenação técnica na área de defesa pessoal na maior empresa de segurança do Brasil, ministrando aulas para mais de 50.000 alunos. Formou a primeira turma de agentes de disciplina na primeira e bem sucedida penitenciária privada brasileira.


Treinou diversas entidades de segurança pública e grandes empresas privadas: Polícia Militar e Civil de São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), SPTrans, Humanitas (Penitenciária Industrial de Guarapuava), Companhia Mineradora do Rio Paracatu, Graber, Banco Itaú, Banco HSBC, Pires Segurança, Septem, Minerva, Roche, Editora Abril, entre muitas outras empresas no Brasil.

FORMAÇÃO

 

Inscrições encerradas.