A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região - EMATRA 2, por seu Subnúcleo Temático de Ensino dos Magistrados, convida os Senhores Juízes para o Curso: "Leitura e Produção de Textos Jurídicos - a argumentação", a ser ministrado pela Profª. Ms. ADRIANA SEABRA, mestre em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e graduada em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
As aulas serão realizadas nos dias 13 e 27 de abril; 04, 11, 18 e 25 de maio, 01, 08 e 15 de junho, das 9h00 às 11h00, com carga horária total de 18 horas/aula, no auditório do 10º andar, bloco A, do Fórum "Ruy Barbosa".
1 - OBJETIVO GERAL
Por meio da leitura de textos judiciários da Retórica Antiga e com apoio de teorias contemporâneas da argumentação, apresentar os constituintes do texto argumentativo bem como sua relação com as condições gerais de textualidade.
2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Propiciar meios para análise e produção eficaz dos procedimentos argumentativos característicos do discurso judiciário. Fornecer instrumentos e técnicas que ampliem a competência argumentativa do aluno tanto na leitura quanto na escrita.
3 - EMENTA
Leitura, interpretação e produção de textos argumentativos. Estudo dos constituintes da textualidade: coerência, coesão, raciocínio lógico, temas e figuras. Estudo da seqüência textual argumentativa: operadores e modalizadores. Identificação de procedimentos argumentativos em seqüências textuais não-argumentativas.
4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fatores de textualidade.
Iteração semântica; delimitação do campo lexical; coesão; coerência.
Seqüências textuais.
Seqüência textual argumentativa.
Orientação, classe e escala argumentativa.
Operadores argumentativos.
Modalizadores; indicadores atitudinais e delimitadores de domínio.
Pressupostos e subentendidos.
Aristóteles e a doutrina dos três tipos de provas.
Tipologia argumentativa: argumento lógico, argumento quase-lógico, argumento de autoridade, argumento da competência lingüística, lugares-comuns.
Argumentação figurada: comparação, analogia, metáfora, paralelismo, hipérbole, eufemismo, metonímia.
Identificação, análise e construção de seqüências textuais argumentativas.
Emprego argumentativo de seqüências textuais descritivas.
Emprego argumentativo de seqüências textuais narrativas.
Identificação, análise e construção de seqüências textuais narrativas e descritivas com finalidade argumentativa.
5 - MATERIAIS E MÉTODOS
Aulas expositivas, complementadas por exercícios de aplicação coletivos e individuais.
6 - AVALIAÇÃO
Exercícios individuais de leitura e produção textual aplicados durante o segundo mês de curso.
7 - BIBLIOGRAFIA
ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1996.
BAKHTIN, M. "Os gêneros do discurso". Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
_____. Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
BARROS, Diana Luz Pessoa; FIORIN, José Luiz. Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. São Paulo: Edusp, 1999.
BRUNA, Jaime. Eloqüência grega e latina. Rio de Janeiro: Ediouro, [s. d.]
CÍCERO, Marco Túlio. Obras. São Paulo: Edições Cultura, 1942.
DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
GERALDI, João Wanderley. Semântica. São Paulo: Ática, 2004
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2002.
_____. Argumentação e linguagem. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
8 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1ª semana: Fatores de textualidade.
Delimitação do campo lexical e iteração semântica.
2ª semana: Coesão e coerência; zonas de intersecção. Leitura analítica.
3ª semana: Seqüência textual argumentativa.
Orientação, classe e escala argumentativa.
Operadores argumentativos.
4ª semana: Modalizadores; indicadores atitudinais e delimitadores de domínio. Pressupostos e Subentendidos.
5a semana: Aristóteles e os três tipos de provas.
Tipologia argumentativa: argumento lógico, argumento quase-lógico, argumento de autoridade, argumento da competência lingüística, lugares-comuns.
6ª semana: Argumentação figurada: comparação, analogia, metáfora, paralelismo, hipérbole, eufemismo, metonímia.
7ª semana: Identificação, análise e construção de seqüências textuais argumentativas.
8ª semana: Emprego argumentativo de seqüências textuais descritivas.
Emprego argumentativo de seqüências textuais narrativas.
Identificação, análise e construção de seqüências textuais narrativas e descritivas com finalidade argumentativa.
9ª semana: Devolução e correção dos exercícios avaliados. Fechamento do curso.
Mini-Curriculum da Professora Adriana Seabra:
MESTRADO
Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Elaborou a dissertação "'Ethos' e 'Pathos' na 'Retórica a Herênio'", como requisito parcial para obtenção do título mestre, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Angélica Chiappetta. Linha de pesquisa: Teorias do discurso na antigüidade greco-latina. Ingresso no programa em agosto de 1999; término em 01 de setembro de 2003.
GRADUAÇÃO
a) em Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, concluída em 1997;
b) em Letras, com habilitação em Português e Latim, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, concluída em 2006.
DOCÊNCIA
Leciona "Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa" no curso de Pedagogia e na Licenciatura em Letras da Universidade Bandeirante de São Paulo.
Foi responsável pelo primeiro módulo da disciplina "Ciência, Tecnologia e Arte" (relações entre os três campos do saber na antigüidade greco-latina) oferecida aos alunos de pós-graduação em PROEJA do CEFET-SP (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo) no segundo semestre de 2007.
Lecionou "Língua Latina I", "Língua Portuguesa I" (leitura e produção de textos) e "Introdução aos Estudos da Linguagem" na Faculdade Interlagos, em 2007.
Lecionou "Cinema e Literatura", curso de extensão oferecido pelo Centro Universitário São Camilo em 2006.
Lecionou "Língua Latina" (morfologia e sintaxe); "Lingüística III" (pragmática e semântica argumentativa); "Lingüística IV" (gêneros do discurso) e "Língua Portuguesa V" (sintaxe do período composto) no Curso de Letras do Centro Universitário São Camilo em 2005 e 2006.
ATIVIDADES NO MERCADO EDITORIAL
É revisora e redatora autônoma. Atualmente, responde pela preparação de texto das publicações do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB), entre elas, o "Boletim do AHJB", periódico trimestral (ISSN 1519-1109).
Foi revisora e corretora do "Curso Napoleão Mendes de Almeida". Revisou a edição virtual (publicada em website do autor) das obras "Gramática Metódica da Língua Portuguesa" e "Gramática Latina". Foi corretora das lições do "Curso de Latim" à distância de 1999 a 2005.
Inscrições encerradas.