A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região - EMATRA 2, por seu Subnúcleo Temático de Ensino dos Servidores, comunica aos Senhores Servidores o início do Curso Instrumental de Português, com carga horária de 30 horas/aula, a ser ministrado pelo Professor José Carlos Zambolli.

As aulas serão realizadas em duas turmas, à escolha do servidor interessado, conforme segue:

1ª Turma (das 9h00 às 12h00):
Março: 11, 18 e 25
Abril: 01, 15, 22 e 29
Maio: 06, 13 e 20

2º Turma (das 9h00 às 12h00):
Abril: 16, 23 e 30
Maio: 07, 14, 21 e 28
Junho: 04, 18 e 25

Local: auditório do 10º andar, bloco A, do Fórum "Ruy Barbosa"


1- Objetivos Gerais.

O Curso Instrumental de Português destinar-se-á aos Servidores do Quadro de Pessoal Permanente do E. Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região com o objetivo de profissionalizar ainda mais as comunicações.


2 - Objetivo Específicos.

O programa escolhido tem por objetivo fornecer aos alunos instrumentos lingüísticos que lhes possibilitem maximizar e otimizar a compreensão das diferentes situações de comunicação (verbal ou escrita) a que estarão submetidos em suas atividades diárias, no atendimento ao público e no cumprimento dos atos processuais.


3 - Ementa.

Curso instrumental de Português para Servidores. Linguagem oral e linguagem escrita. Diferenças. Marcas da oralidade em textos escritos. Ambigüidades e contradições em textos escritos: como evitá-las. Intimações, ofícios, memorandos, relatórios, requerimentos e outros textos afins. Clareza, concisão, objetividade: a comunicabilidade e a segurança dos atos processuais. Noções gramaticais básicas: frase, oração, período. Coordenação e subordinação. Concordância verbal e nominal. Regência. Pronomes: colocação e formas de tratamento. Pontuação. Coesão e coerência. A construção do texto. Leitura e interpretação de textos técnico-processuais.


4- Unidades e carga horária.

Primeiro módulo:
Noções gramaticais básicas: Frase, Oração, Período. Coordenação e Subordinação. Coesão e coerência. A construção do texto. Justificativa: Trata-se, inicialmente, de fornecer aos alunos uma necessária revisão dos elementos gramaticais básicos que os auxiliarão na produção diária de textos técnico-processuais. (4 horas)

Segundo módulo:
Linguagem oral e linguagem escrita. Diferenças. Marcas da oralidade em textos escritos. Justificativa: Faz-se necessário apresentar aos alunos as diferenças entre essas duas modalidades de expressão lingüística, enfatizando-lhes aspectos relacionados às situações de comunicação e de produção dos textos. Serão analisadas e discutidas as situações de atendimento ao público, em que a expressão oral deve necessariamente centrar-se na comunicabilidade, adequando-se, em cada caso específico, às condições de recepção dos jurisdicionados, com seus diferentes níveis sociais, econômicos e culturais. Por outro lado, se os atendentes devem adequar-se às diferentes formas de expressão oral, a fim de atingir um ideal de comunicabilidade com os jurisdicionados, aqueles que, por sua vez, trabalham na retaguarda das Secretarias, elaborando os textos escritos, em geral destinados exclusivamente aos operadores do Direito, deverão buscar um equilíbrio, também ideal, entre as diferentes formas de expressão escrita, reduzindo ou até mesmo eliminando de seus textos as marcas de oralidade que impedem a sua rápida e eficaz compreensão. (4 horas)

Terceiro módulo:
Ambigüidades e contradições em textos escritos: como evitá-las. A fim de maximizar as potencialidades da expressão escrita, serão discutidas e analisadas situações em que as ambigüidades e as contradições impedem ou dificultam a compreensão dos textos. Com diferentes exercícios, os alunos terão oportunidade de identificá-las, compreendê-las e corrigi-las, tornando a produção textual efetivamente clara e comunicativa. (4 horas)

Quarto módulo:
Intimações, ofícios, memorandos, relatórios, requerimentos, certidões, despachos de mero expediente e outros textos afins. Justificativa: Apresentar, de forma prática, modalidades de textos produzidos cotidianamente nas Secretarias das Varas, buscando identificar problemas a eles concernentes e exercitando os conceitos que lhes foram apresentados. (4 horas)

Quinto módulo:
Clareza, concisão, objetividade: a comunicabilidade e a segurança dos atos processuais. Se, no módulo anterior, o objetivo consistiu em identificar os problemas concernentes aos textos cotidianamente produzidos nas Secretarias das Varas, neste o objetivo consistirá em uma necessária reflexão sobre essa produção, a fim de se atingir o modelo ideal de segurança, clareza e comunicabilidade dos atos processuais. (4 horas)

Sexto módulo:
Outros aspectos gramaticais relevantes: Concordância Verbal e Nominal. Regência. Pronomes: colocação e formas de tratamento. Pontuação. Justificativa: Este módulo tem por objetivo realçar aos alunos a importância do respeito às regras gramaticais e dirimir dúvidas acercas de seu emprego correto, para maximizar a comunicabilidade dos textos a serem produzidos.

Sétimo módulo:
Leitura e interpretação de textos técnico-processuais. Por fim, haverá uma igualmente necessária reflexão sobre a leitura e a interpretação de textos técnico-prcessuais, buscando fornecer aos alunos instrumentos que os tornem capazes de compreendê-los de modo rápido e eficaz, a fim de fazerem frente, de modo célere e seguro, às demandas a que estarão submetidos em suas atividades nas Secretarias das Varas. (4 horas)

Oitavo módulo:
Avaliação final. (2 horas)


5- Metodologia.

O método de trabalho consistirá em aulas interativas, com a utilização de textos ou elementos gráficos de apoio, os quais serão apresentados com o auxílio de computadores.


6- Critérios de Avaliação.

Para a avaliação, além das atividades em aula, será aplicada prova dissertativa ou de múltipla escolha.


Bibliografia Básica.

ALMEIDA, Napoleão Mendes. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. 44ª ed. São Paulo, Saraiva, 1999.
____________. Dicionário de Questões Vernáculas. 4ª Ed. São Paulo, Ática, 2001.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, Cia Ed. Nacional, 1989.
CUNHA, Celso Ferreira da. Gramáticza da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, FENAME, 1982
MACAMBIRA, José Rebouças. A Estrutura Morfo-Sintática do Português. São Paulo, Pioneira Editora, 1982.
NASCIMENTO, Edmundo Dantés. Linguagem Forense. A Língua Portuguesa Aplicada à Linguagem do Foro. 10ª Ed. São Paulo, Saraiva, 1992.

Bibliografia Complementar.

FAULSTICH, Enilde L. de J. Como Ler, Entender e Redigir um Texto. Rio de Janeiro, Vozes, 1987.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 14ª ed. São Paulo, Ed. FGV, 1988.
KOCK, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo, Contexto, 1994.
KOCK & TRAVAGLIA, Ingedore Villaça, Luiz Carlos. A Coerência Textual. São Paulo, Contexto, 1995.


Curriculum do Palestrante: José Carlos Zambolli:

Professor: JOSÉ CARLOS ZAMBOLLI, Servidor do Quadro de Pessoal Permanente do E. TRT da 2ª Região desde 1993, ingressou na carreira de Analista Judiciário por concurso público realizado em 1994. Bacharelou-se em Direito, pela Faculdade "Padre Anchieta" de Jundiaí, em 1990, e em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), em 1995, onde também obteve, com distinção, o título de Mestre em Letras, área de concentração Literatura Brasileira, em 2002, com a Dissertação "A Poeta ao Espelho - Cecília Meireles e o Mito de Narciso" (publicada no Portal do Conhecimento da Universidade de São Paulo, em www.saber.usp.br). Publicou, com a Academia Juvenil de Letras e Artes de Jundiaí, as coletâneas: "Caminhos do Vento" (1986); "Poesia, um Jogo sem Torcida" (1990); "Cassiopea" (1994); "Espaço Compartilhado" (1996). É autor de "Difusa Luz" (1994), publicado pela Editora Scortecci, São Paulo. Lecionou, em diversas oportunidades, Redação e Língua Portuguesa, em cursos preparatórios para concursos na cidade de Jundiaí, onde reside. Foi professor de Língua Portuguesa na Rede Pública Estadual, no ano de 1990, e de redação no Cursinho Universitário, nos anos de 1995 a 1998, também em Jundiaí. Desde 2003, como voluntário, ministra aulas de Literatura Brasileira no Cursinho Alternativo Pré-Vestibular "Consciência", destinado a alunos carentes, na mesma cidade. Em 2008, teve seu curso de Mestrado em Letras reconhecido como "de interesse" pelo E. Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, para as finalidades previstas no artigo 14 da Lei 11.416/06.


Inscrições Encerradas