CONVITE

 

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – EJUD 2, por meio do seu Núcleo de Educação a Distância, convida os Magistrados e Servidores deste Regional para o curso on-line “Introdução a Docência On-line”, a ser realizado entre os próximos dias 08 de agosto até 25 de setembro.

Tutoria: José Erigleidson da Silva

Público-alvo:
Magistrados e servidores que exercem ou desejam exercer a atividade de docência on-line na EJUD2.
Período de inscrições: até 02/08 ou enquanto houver vagas.
Carga horária: 40 horas
Vagas: 30

 

Conteúdo Programático

Objetivo geral:
Desenvolver competências para o exercício da docência em ambientes virtuais de aprendizagem

Ementa:
Unidade 1 – Introdução a Educação a Distância (EaD);
Unidade 2 - Novo paradigma docente;
Unidade 3 - Competências para o professor on-line;
Unidade 4 - Tecnologia e EaD;
Unidade 5 – Noções de design instrucional;
Unidade 6 - Avaliação em EaD.

Metodologia:
O curso segue o modelo de sala de aula colaborativa, sendo oferecido totalmente a distância por meio do ambiente virtual de aprendizagem da "EJUD 2 on-line". As interações ocorrerão de forma assíncrona, o que possibilitará flexibilidade na administração do tempo de estudo (Acesso ao curso 24 horas por dia).

Avaliação:
A avaliação será formativa, sendo o aluno avaliado semanalmente pela sua participação nos fóruns e pela realização das atividades individuais e em grupo. Ao final do programa será exigida a entrega de um projeto básico de curso on-line com base na teoria abordada.

Currículo:
José Erigleidson da Silva - Coordenador de EaD na EJUD2, doutorando e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Aprendizagem e Semiótica Cognitiva (PUC-SP). Especialista em Design Instrucional para EaD online (UFJF).

Bibliografia

ANDERSON, Terry (Ed.). The Theory and Practice of Online Learning. 2.ed. Edmonton: AU Press, 2008.Disponível em: http://cde.athabascau.ca/online_book/ . Acesso em: 4/10/2010.
FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.
______. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.
KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2ed. São Paulo: Papirus, 2004.
LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.
PETERS, Otto. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2004.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2001.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas. São Paulo: Senac SP, 2010.
VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.