CONVITE

O Núcleo Permanente de Solução de Conflitos e a Escola Judicial do TRT da 2ª Região convidam os Senhores Magistrados da ativa e aposentados, Servidores da ativa e aposentados deste Regional e Membros do Ministério Público para o:

IV Curso de Formação de Conciliadores


Período de 23/04/2012 a 07/05/2912
Local - Auditório da EJUD2 – Fórum Ruy Barbosa (10º andar, bloco A)
Horário – das 13h00 às 16h40

Módulos I e II

23/04/2012 (segunda-feira) - A cultura da paz como política pública – princípios constitucionais.  Mudança de mentalidade e a importância da capacitação.
Resolução do CNJ. O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade x neutralidade. Código de Ética.
Diferenciação entre os principais métodos de resolução de conflitos: judicial, negociação, conciliação, mediação e arbitragem – Diferenças e semelhanças.  (4 horas/aula).
Ministrantes – Des. Maria Inês M. S. Alves da Cunha e Dês. Maria Isabel Cueva Moraes.

24/04/2012 (terça-feira) – Conciliação qualificada. Conciliação a ser praticada nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. Diferença entre lide e Conflito. Ambiente Conciliatório.
O grande conciliador – o papel do conciliador e sua relação com os demais envolvidos (partes e advogados): postura, ambiente conciliatório. Objetivo mediato e imediato. Comunicação eficiente. (4 horas/aula)
Ministrante – Des. Maria Isabel Cueva Moraes.

25/04/2012 (quarta-feira) - Equilíbrio de poderes. Análise da conciliação em audiência, como é praticada a conciliação e como poderá ser. Participação das partes e advogados. Negociação: separação das pessoas dos problemas concentração em interesses, critérios objetivos. (2 horas/aula)
Teoria Geral dos Conflitos. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Formas de resolução de conflitos: adversariais e não adversariais. Métodos. Panorama Nacional e Internacional. (2 horas/aula)
Ministrante – Des. Maria Isabel Cueva Moraes.

26/04/2012(quinta-feira) – Teoria da Comunicação. Axiomas da comunicação. Escuta ativa. Comunicação nas pautas e no estudo do interrelacionamento humano. Aspectos sociológicos, psicológicos. (4 horas/aula)
Ministrante – Professora Célia Regina Zapparolli.
 
02/05/2012 (quarta-feira) - Conciliação e suas técnicas: Apresentação da lide; audição das partes e advogados; esclarecimento dos fatos. Linguagem corporal, escrita e verbal. Análise de perspectivas. Elaboração de propostas. Identificação dos pontos em comum e refinamento das propostas. (4 horas/aula)
Ministrante – Professora Célia Regina Zapparolli.

03/05/2012 (quinta-feira) – Prática – Gerenciamento dos conflitos e lides. Objetivos das técnicas de conciliação, metas a serem buscadas. Aplicação das técnicas ao processo do trabalho. (4 horas/aula)
Ministrantes – Juízas Patrícia Therezinha de Toledo e Renata Líbia Martinelli Silva Souza

07/05/2012(segunda-feira) – Prática – Aplicação das técnicas ao processo do trabalho. Finalização da conciliação: formalização do acordo. Requisitos mínimos de exeqüibilidade. Encaminhamentos e Estatísticas.
Ministrantes – Des. Ivani Contini Bramante e Juíza Patrícia Therezinha de Toledo.

Carga horária total (parte teórico/prática) 28 horas/aula.

Estágio Supervisionado
Carga horária - 12 horas mais 1 hora de atividade reflexiva.

Avaliação – assiduidade, participação nas aulas e apresentação de relatório.

Plano de aulas estabelecido de acordo com a Resolução 125/2010 do CNJ e do Ato nº 01/2011 da EJUD2.
A emissão de certificados pressupõe a freqüência integral e o cumprimento de todas as atividades constantes do presente plano de aulas.


A atuação de conciliadores junto ao Núcleo Permanente de Conciliação deste Tribunal fica a critério da Administração.