CONVITE

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – EJUD 2, convida os Magistrados, Servidores e Estagiários deste Regional para o Curso de Leitura e Produção de Textos Jurídicos – A fundamentação, a ser ministrado pela Professora Adriana Seabra.

As aulas serão realizadas nos próximos dias 10, 17, 19, 24, 26 de outubro de 2011, das 09h30 às 11h30, no auditório da EJUD2, sito no 10º andar do Bloco “A”do Fórum Ruy Barbosa (Av. Marquês de São Vicente, 235) .

Carga horária total: 10 horas/aula


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 - IDENTIFICAÇÃO

Nome do Curso: Leitura e produção de textos jurídicos – a argumentação

Professor Responsável:

Ms. Adriana Seabra

 

2 - EMENTA

Leitura, interpretação e produção de textos argumentativos. Estudo dos constituintes da textualidade: coerência, coesão, informatividade, temas e figuras. Estudo da sequência textual argumentativa: operadores e modalizadores. O silogismo jurídico. Procedimentos argumentativos em sequências textuais não argumentativas.

 

3 - OBJETIVO GERAL

Por meio da leitura de textos judiciários da Retórica Antiga e com apoio de teorias contemporâneas da argumentação, apreender os constituintes do texto argumentativo bem como sua relação com as condições gerais de textualidade.


4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apropriar-se de procedimentos argumentativos característicos do discurso judiciário. Conhecer instrumentos e estratégias para ampliar a competência argumentativa, tanto na leitura quanto na escrita.


5 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

5.1. Fatores de textualidade: (i) Unidade e progressão temática; informatividade; delimitação de registro e nível de linguagem.

5.2. Fatores de textualidade: (ii) coesão; coerência.

5.3. O texto argumentativo:

Operadores; modalizadores; indicadores atitudinais e delimitadores de domínio.

Pressupostos e subentendidos.

5.4. Aristóteles e a doutrina dos três tipos de provas: ethos, pathos, logos.

5.5. O silogismo jurídico.

5.6. Tipologia argumentativa: argumento lógico, argumento quase lógico, argumento de autoridade, argumento da competência linguística etc.

5.7. Argumentação figurada: comparação, analogia, metáfora, paralelismo, hipérbole, eufemismo etc.

5.8. Leitura e análise de sequências textuais argumentativas em textos jurídicos (sentenças e acórdãos).

5.9. Reconstrução de sequências textuais argumentativas em textos jurídicos (sentenças e acórdãos).


6 – MATERIAIS E MÉTODOS

Aulas expositivas, complementadas por exercícios de leitura e reescrita, coletivos e individuais.


7 - AVALIAÇÃO

Exercícios individuais de correção e reescrita, desenvolvidos durante a segunda metade do curso.


8 - BIBLIOGRAFIA

ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1996.

BAKHTIN, M. “Os gêneros do discurso”. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRUNA, Jaime. Eloqüência grega e latina. Rio de Janeiro: Ediouro, [s. d.]

CÍCERO, Marco Túlio. Obras. São Paulo: Edições Cultura, 1942.

COELHO, Fábio Ulhoa. Lógica Jurídica – uma introdução. São Paulo: Educ, 1992.

DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

GERALDI, João Wanderley. Semântica. São Paulo: Ática, 2004

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2002.

_____. Argumentação e linguagem. São Paulo: Contexto, 2004.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

 

Inscrições gratuitas, condicionadas ao recebimento de confirmação da Secretaria da Escola, até o dia 5 de outubro, ou enquanto houver vagas – Inscrições encerradas.