RESOLUÇÃO 125 DO CNJ DE 29/11/2010

NÚCLEO PERMANENTE DE CONCILIAÇÃO DO TRT/SP –

ESCOLA JUDICIAL – EJUD 2

I CURSO DE FORMAÇÃO DE CONCILIADORES

MÓDULOS I E II

HORÁRIO: das 14h00 às 15h40 e das 16h00 às 17h40

LOCAL: Auditório do Edifício Sede do TRT/SP - 24º Andar

PÚBLICO ALVO: Juízes, Procuradores do Trabalho e Servidores Aposentados, integrantes do Núcleo e Centros de Conciliação (desembargadores e Juízes na ativa)

25/5/2011 - ABERTURA: Apresentação do Curso:

Princípios Constitucionais: o Acesso à Justiça e a Pacificação Social;

A importância da Capacitação. Mudança de Mentalidade;

Papel do CNJ, dos Tribunais e das Instituições Públicas e Privadas, Políticas Públicas.

Introdução: Conceito e filosofia; Diferenças e semelhanças entre Conciliação e Mediação. Pontos Positivos e Negativos da Conciliação Praticada nas Audiências Trabalhistas. Conciliação qualificada. Conciliação a ser praticada nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. Diferença entre Lide e Conflito. Ambiente Conciliatório.

26/5/2011

Conciliação Qualificada – O Grande Conciliador - O Papel do Conciliador e sua relação com os demais envolvidos (partes e advogados): Postura, Ambiente Conciliatório, Objetivo mediato e imediato, Comunicação Eficiente, Equilíbrio de Poderes. Análise da Conciliação em Audiência, como é praticada a conciliação e como poderá ser.

Participação das partes e advogados. Negociação: separação das pessoas dos problemas, concentração em interesses, critérios objetivos.


07/6/2011

Noções gerais e diferenciação entre os principais métodos de resolução de conflitos: judicial, negociação, conciliação, mediação e arbitragem. Diferenças e semelhanças entre mediação e conciliação. Legislação brasileira sobre conciliação-mediação e Juizados Especiais.

Resolução do CNJ. Provimentos dos Tribunais. O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade x neutralidade, ética, Código de Ética, remuneração e supervisão.

08/6/2011

Teoria Geral do Conflitos. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Formas de resolução dos conflitos: adversariais e não adversariais. Métodos Alternativos de Solução de Conflitos. Histórico. Panorama Nacional e Internacional. Cultura da Paz.

Gerenciamento dos conflitos e lides, vocação conciliatória do conciliador e do processo, importância da participação dos envolvidos, objetivos das técnicas de conciliação, metas a serem buscadas.

14/6/2011 – Prática

Aplicação das técnicas ao Processo do Trabalho, Finalização da conciliação: Formalização do Acordo; Requisitos mínimos de exeqüibilidade; Encaminhamentos e Estatísticas.

16/6/2011 – Prática


Conciliação e suas técnicas: Apresentação da lide; Audição das partes e Advogados; Esclarecimento dos fatos; Linguagem corporal, escrita e verbal; Análise de Perspectivas; Elaboração de propostas; Identificação dos pontos em comum e refinamento das propostas.

29/6/2011

Teoria da comunicação. Axiomas da comunicação. Escuta ativa. Comunicação nas pautas e no estudo do interrelacionamento humano. Aspectos sociológicos (ilusórios/ imaginários, paradigmas e preconceitos) e aspectos psicológicos (identidade, interesses, necessidades, interrelações e contrato psicossocial tácito, interrelações pessoais, profissionais e sociais.

Agosto 2011:

Estágio Supervisionado (12 horas)

CORPO DOCENTE:

Professora CELIA REGINA ZAPPAROLLI

Professora GISELLE CÂMARA GROENINGA

Desembargadora IVANI CONTINI BRAMANTE

Desembargadora MARIA INÊS MOURA SANTOS ALVES DA CUNHA

Desembargadora MARIA ISABEL CUEVA MORAES

Juíza PATRICIA THEREZINHA DE TOLEDO

Desembargadora REGINA MARIA VASCONCELOS DUBUGRAS

Informações adicionais:

conciliar@trtsp.jus.br

fone 3150-2068