CONVITE

A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região – EMATRA 2 convida os Magistrados, Servidores e estagiários deste Regional para o “Curso de Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS”, a ser ministrado pela Professora Doutora Elizabeth Crepaldi de Almeida.
As aulas serão realizadas na sala de aula localizada no 17º andar do Edifício Millenium (Av. Marquês de São Vicente, 121) conforme a seguinte programação:

07 de abril – das 18h00 às 21h00
12, 14, 19, 26 e 28 de abril - das 18h00 às 20h00
03 de maio - das 18h00 às 21h00
05, 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de maio - das 18h00 às 20h00

Carga horária total: 32 horas/aula

1. OBJETIVO GERAL:
 - Visa o incentivo, conhecimento, familiarização e capacitação técnica em Libras, de acordo com a rotina dos agentes de segurança do Tribunal Regional do Trabalho.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar condições lingüísticas em LIBRAS para o desenvolvimento da comunicação pessoal e interpessoal.
- Reconhecer a importância do posicionamento correto das mãos, sua configuração e postura.
- Reconhecer a importância de se utilizar a expressão corporal e a expressão facial na comunicação.
- Estimular a capacidade de emissão e recepção LIBRAS, sem apoio da língua falada.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

a)Apresentação do curso.
Levantamento da rotina dos agentes de segurança do Tribunal Regional do Trabalho- Organização dos segmentos discursivos que aparecem na rotina deste serviço.
Quem são os Surdos e quem são os Ouvintes.
Culturas e Identidades em questão.
Principais Características das Línguas de Sinais.
Datilologia e ditado datilológico.


b) Pronomes Pessoais e Possessivos.
Sinais em foco: Formas de cumprimento / Identificação.
Explorando situações dialógicas de cumprimento e identificação.
Verbos em Libras – de acordo com a rotina do serviço.
Expressões Faciais na Libras.
Música: Canção da América.

c) Sinalizando: Quem? / De Quem É? / Quem É?
Sinais em foco: Pessoas, objetos, números.
Advérbios de Tempo e Freqüência / Calendário
Números em Libras.
Sinais em foco: Localidades (serão realizados vários exercícios pois muitas das informações solicitadas pelos surdos devem estar inseridas nesta temática), tecnologias.

d) Continuação do tema localidades (serão realizados vários exercícios pois muitas das informações solicitadas pelos surdos devem estar inseridas nesta temática).
Soletração Rítmica.
Músicas com o objetivo de ampliação rápida de vocabulário.

e) Estrutura lingüística da LIBRAS: o processo de formação de palavras, categorias gramaticais, verbo, adjetivo, pronome e numeral.
Ensino da gramática de LIBRAS: Vocabulário e tipos de frases na LIBRAS.

f) Vocabulário- Dados pessoais, família, verbos, adjetivos, dependências do local de serviço,transporte, dias, verbos.
Músicas com o objetivo de ampliação rápida de vocabulário.
Histórias simples em LIBRAS- informações de rotina do serviço. (compreensão e expressão em LIBRAS).

g) Expansão de vocabulário.
Música para expansão de vocabulário e histórias simples.
Conversando em Libras – Diálogo.
Igual ou Diferente.
Classificadores de formas
Conversando no tribunal regional do trabalho- pedindo informação. Preparação do diálogo a ser apresentado na última aula.

h) Treinando os diálogos a serem apresentados nesta aula.
Apresentação dos diálogos.
Avaliação do curso.

4. METODOLOGIA
-Aulas expositivas e dialogadas.
-Dinâmicas de grupo.
-Grupos de estudos.
-Conversação será um exercício de compreensão e produção que os alunos vivenciarão no espaço de sala de aula- em todas as aulas.
-Atividades recreativas que desenvolvem aspectos que foram estudados- objetivo de fixação do conhecimento.
- Serão recomendados sites em LIBRAS, anteriormente ao desenvolvimento do conteúdo em sala de aula.

5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FELIPE, Tanya A; MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto: curso básico,
livro do professor instrutor – Brasília : Programa Nacional de Apoio à
Educação dos Surdos, MEC: SEESP, 2001.

PIMENTA, Nelson; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de Libras 1. Rio de
Janeiro : LSB Vídeo, 2006.

Curriculum da Professora Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida:

-Graduação em Fonoaudiologia pela PUC / Campinas,
-Mestrado em Fonoaudiologia pela PUC/SP
-Doutorado em Educação pela UNICAMP
-Professora titular da PUC Campinas