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CONVITE
A Escola da Magistratura do
Trabalho da 2ª Região – EMATRA 2 convida os Magistrados, Servidores e
estagiários deste Regional para o Curso de Português Instrumental,
a ser ministrado pelo servidor Professor José Carlos Zambolli, analista
judiciário do TRT – 2ª Região, mestre em letras pela Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
(FFLCH-USP)..
As aulas serão realizadas nos próximos dias 14, 18, 21, 25 e 28 de março e 01º, 04, 08, 11 e 15 de abril, das 09h00 às 11h00, no auditório da EMATRA 2 localizado no 10º andar, bloco A, Fórum Ruy Barbosa (Av. Marquês de São Vicente, 235 ) .
1- Apresentação da Disciplina
O Curso Instrumental de Português será ministrado pelo professor José
Carlos Zambolli e destinar-se-á aos Magistrados, Servidores e
eestagiários do E. Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Terá a
duração de 20 horas, divididas em dez aulas.
2 - Objetivo do programa
O programa escolhido tem por objetivo fornecer aos alunos instrumentos
lingüísticos que lhes possibilitem maximizar e otimizar a compreensão
das diferentes situações de comunicação a que estarão submetidos em
suas atividades diárias, no cumprimento dos atos processuais.
3 - Ementa
Curso Instrumental de Português. Noções gramaticais básicas: frase,
oração, período. Coordenação e subordinação. A construção do texto.
Leitura e interpretação de textos. Clareza, concisão, objetividade: a
comunicabilidade e a segurança dos atos processuais. Ambiguidades e
contradições em textos escritos: como evitá-las. Coesão e coerência.
Regência nominal e verbal. Pronomes. Concordância nominal e verbal.
Verbos. Pontuação. Crase. A recente reforma ortográfica da Língua
Portuguesa.
4- Unidades
4.1. Primeira aula:
Adequação e correção em linguagem. Conceitos de frase, oração e
período. Termos da oração. Oração: ordem direta e ordem indireta. O
sistema posicional do Português e o sistema casual latino. Período
composto e período complexo. Orações coordenadas. Orações subordinadas.
4.2. Segunda aula:
Ordem direta e ordem inversa: ênfase. Períodos “tenso” e “frouxo”.
Ambiguidades e contradições: como eliminá-las. O parágrafo: primeiras
noções. Partes constituintes do parágrafo. A ideia-núcleo: conceito.
Ideia-núcleo e raciocínio lógico. As origens do pensamento lógico.
Ideia-núcleo: dedução ou indução. Ideia-núcleo e raciocínio falacioso.
Ideia-núcleo e validade das declarações: falso axioma, petição de
princípio, observação inexata e falsa analogia. Desenvolvimento da
ideia-núcleo.
4.3. Terceira aula:
Clareza e concisão. Obscuridades e ambiguidades: como eliminá-las.
Estudo da coesão textual. Mecanismos e recursos coesivos. Ordem linear
e ordem estrutural. Referentes endofóricos e exofóricos. Anáfora
e catáfora. A coesão referencial e a coesão sequencial. O texto e sua
tessitura. Leitura e interpretação de texto.
4.4. Quarta aula:
Estudo da coerência textual. Mecanismos e recursos de coerência.
Coerência: ordem e transição. Coerência e paralelismo semântico.
Coerência e conhecimento de mundo. Regência: conceito. Regência nominal
e verbal. As preposições. A regência e os pronomes pessoais: resquícios
do sistema casual latino na Língua Portuguesa.
4.5. Quinta aula:
Pronomes: referentes textuais e contextuais. Conceito de pronome. Os
pronomes puramente pessoais “Eu” e “Tu” e o pronome não puramente
pessoal “Ele”. Pronomes do caso reto e do caso oblíquo. Resquícios do
sistema casual latino. Colocação dos pronomes oblíquos átonos e
particularidades dos pronomes oblíquos tônicos. Pronomes reflexivos e
recíprocos. Reflexividade x passividade. O pronome reflexivo, a voz
passiva e a indeterminação do sujeito. Pronomes e formas de tratamento.
Pronomes possessivos, demonstrativos, indefinidos. Pronomes indefinidos
x adjetivos e numerais. Os interrogativos e os relativos. Combinação de
pronomes.
4.6. Sexta aula:
Concordância: definição. Concordância nominal e verbal. Concordância
nominal de palavra para palavra e de palavra para sentido. Concordância
verbal de palavra para palavra e de palavra para sentido. Concordância
verbal atrativa. Peculiaridades da concordância verbal. Concordância do
verbo “ser”. Concordância dos verbos impessoais. Concordância na voz
passiva. A expressão “haja vista”. Concordância com as locuções
verbais.
4.7. Sétima aula:
Verbo. Definição. Flexões: conceito. As relações nominal e verbal. O
aspecto verbal. Os modos verbais. Verbo: modo imperativo afirmativo e
negativo (formação). Tempos verbais. Estrutura “nuclear” do verbo.
Formas rizotônicas e arrizotônicas. Defectividade. Abundância.
Irregularidade. Verbo “ser”: irregularidade ou anomalia. Verbos “ser”,
“estar” e “existir”: origem.
4.8. Oitava aula:
Pontuação. A entonação. Definição de pontuação. Pontuação e
entendimento do texto. Sinais de pontuação: de pausa, de melodia. A
vírgula. Vírgula de orações coordenadas e subordinadas adjetivas e
adverbiais. Ponto e vírgula. Ponto final. Dois pontos. Ponto de
interrogação. Ponto de exclamação. Reticências. Aspas. Parênteses.
Colchetes. Travessão. Crase. As diversas ocorrências da vogal “a”.
Crase: definição e origem. Crase e acento grave. Ocorrências da crase:
casos gerais e casos particulares. O emprego facultativo da crase e os
casos em que ela não ocorre.
4.9. Nona aula:
A Reforma Ortográfica. As principais alterações. Mudanças ortográficas.
O sistema de acentuação. O hífen. A reforma: profunda ou superficial?
Suas perspectivas. Debate.
4.10. Décima aula:
Avaliação final.
5- Metodologia
O método de trabalho consistirá em aulas expositivas e interativas.
6- Critérios de Avaliação
Para a avaliação, além das atividades em aula, será aplicada prova
dissertativa ou de múltipla escolha, considerando-se satisfatória a
nota final igual ou superior a 7 pontos.
Bibliografia Básica:
ALMEIDA, Napoleão Mendes. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. 44ª ed. São Paulo, Saraiva, 1999.
____________. Dicionário de Questões Vernáculas. 4ª Ed. São Paulo, Ática, 2001.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, Cia Ed. Nacional, 1989.
____________. Lições de Português pela Análise Sintática. Rio de Janeiro, Ed. Padrão, 1992.
CARONE, Flávia de Barros. Morfossintaxe. São Paulo, Ed. Ática, 1991.
COUTINHO, Ismael de. Gramática Histórica. 2ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Lucerna, 1968.
CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, FENAME, 1982.
____________. Gramática do Português Contemporâneo. Porto Alegre, L & PM, 2008.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 14ª ed. São Paulo, Ed. FGV, 1988.
MACAMBIRA, José Rebouças. A Estrutura Morfo-Sintática do Português. São Paulo, Pioneira Editora, 1982.
Bibliografia complementar:
BAKHTIN, Mickail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo, Ed. Hucitec, 1989.
_____________. Estética da Criação Verbal. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1992.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como Ler, Entender e Redigir um Texto. Rio de Janeiro, Vozes, 1987.
KOCK, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo, Contexto, 1994.
KOCK & TRAVAGLIA, Ingedore Villaça, Luiz Carlos. A Coerência Textual. São Paulo, Contexto, 1995.
NASCIMENTO, Edmundo Dantés. Linguagem Forense. A Língua Portuguesa Aplicada à Linguagem do Foro. 10ª Ed. São Paulo, Saraiva, 1992.
Curriculum do Palestrante: José Carlos Zambolli:
Servidor do Quadro de Pessoal
Permanente do E. TRT da 2ª Região desde 1993, ingressou inicialmente
como Auxiliar Judiciário e, depois, passou a Analista Judiciário, por
concurso público realizado em 1994. Bacharelou-se em Direito, pela
Faculdade “Padre Anchieta” de Jundiaí, em 1990, e em Letras,
habilitação em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), em 1995,
onde também obteve, com distinção, o título de Mestre em Letras, em
2002. É autor de “A Poeta ao Espelho – Cecília Meireles e o Mito de
Narciso”, disponível no Portal do Conhecimento da Universidade de São
Paulo (www.saber.usp.br),
e de “Difusa Luz” (1994), publicado pela Editora João Scortecci (São
Paulo). Com a Academia Juvenil de Letras e Artes de Jundiaí, pela mesma
editora publicou as coletâneas “Caminhos do Vento” (1986), “Cassiopea”
(1994), “Espaço Compartilhado” (1996), e, pela Cooperativa dos
Escritores de Campinas, “Poesia, um Jogo sem Torcida” (1990). Lecionou
Redação e Língua Portuguesa em cursos preparatórios para concursos
públicos na cidade de Jundiaí, onde reside. Foi professor de Língua
Portuguesa na Rede Pública Estadual, no ano de 1990, e de redação no
Cursinho Universitário, nos anos de 1995 a 1998, também em Jundiaí. Na
mesma cidade, como voluntário, desde 2003, ministra aulas de Literatura
Brasileira e Redação no “Cursinho Alternativo Pré-Vestibular
Consciência”, destinado a alunos carentes. Em 2008, teve seu curso de
Mestrado em Letras reconhecido como “de interesse” pelo E. Tribunal
Regional do Trabalho da 2ª Região, para as finalidades previstas
no artigo 14 da Lei 11.416/06.
Carga horária total: 20 horas/aula