Normas do Órgão Especial

Nome: RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 05/2010
Origem: Tribunal Pleno
Data de edição: 02/09/2010
Data de publicação: 03/09/2010
Fonte: DOELETRÔNICO - Cad. Admin. - 03/09/2010
Vigência:
Tema: Plano Estratégico de Tecnologia da Informação.
Indexação: Tecnologia da informação; plano estratégico; soluções; visão; missão; valores; orçamento; infraestrutura; gestão de pessoas; sistemas; serviços; digital; acessibilidade; gestão ambiental; processo eletrônico
Situação: EM VIGOR
Observações:


RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 05/2010

Dispõe sobre o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação. 


O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região Desembargador DECIO SEBASTIÃO DAIDONE, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO a aprovação do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, em decisão do Tribunal Pleno deste Tribunal nos autos do Expediente nº 74/2010, na sessão realizada em 30 de agosto de 2010, determina a publicação do plano respectivo e sua divulgação:

"Plano Estratégico de Tecnologia da Informação - TRT da 2ª Região

MISSÃO: Prover soluções tecnológicas utilizando recursos de excelência que viabilizem o cumprimento da missão do TRT da 2ª Região

VISÃO: Ser reconhecida pela excelência dos serviços e soluções tecnológicas, alinhados aos objetivos da instituição

VALORES: Eficácia, eficiência e efetividade; Comprometimento; Transparência; Inovação; Credibilidade; Visão Sistêmica; Pró-atividade; Ética.

PERSPECTIVA RECURSOS

a) TEMA: ORÇAMENTO

1. Aprimorar a gestão orçamentária: garantir a utilização adequada dos recursos orçamentários de TI, por meio da adoção de práticas que permitam o planejamento, a execução, a transparência e a medição da efetividade de sua aplicação.

1.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 1: Índice de execução do orçamento.

Indicador 2: Índice de eficiência do planejamento orçamentário.

1.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 17: Criar um portal institucional colaborativo de TI.

b) TEMA: INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA

2. Garantir a infraestrutura tecnológica necessária e atualizada: Instrumentalizar a área de TI para suportar as demandas do órgão por meio da adequação e modernização da infraestrutura e parque tecnológico, bem como adotar sistemas e serviços específicos.

2.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico: Indicador 3: Índice de adequação aos padrões de nivelamento de TI estabelecidos pelo CNJ (Resolução 90).

2.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 1: Definir a política de gestão ambiental de TI.

Ação 2: Renovar o parque tecnológico e adaptar sistemas para adequação à política de gestão ambiental de TI.

Ação 15: Desenvolver um plano de continuidade e disponibilidade dos serviços de TI.

Ação 21: Implantar a sala-cofre para o centro de dados principal.

Ação 22: Expandir a capacidade dos links de comunicação de dados.

Ação 23: Modernizar as salas de TI nas unidades do TRT.

Ação 24: Implantar um centro de controle operacional.

c) TEMA: GESTÃO DE PESSOAS

3. Implementar política de recursos humanos de TI: Implementar política de gestão de recursos humanos que vise à capacitação do corpo funcional de TI (técnica e gerencial), bem como à atração e retenção de talentos, desenvolvendo a melhoria do clima organizacional.

3.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 4: Índice de servidores de TI capacitados.

Indicador 5: Taxa de desligamento do quadro de servidores de TI. Indicador 6: Índice de satisfação dos usuários de TI com o clima organizacional.

3.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 14: Implantar o Sistema de Gestão de Recursos Humanos.

Ação 25: Realizar pesquisas para o acompanhamento de indicadores.

PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS

d) TEMA: GOVERNANÇA E SEGURANÇA


4. Implementar políticas de Segurança da Informação: Criar, promover e manter normas de segurança da informação a partir de um processo de análise de riscos e envolvendo um comitê multidisciplinar dedicado.

4.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 7: Índice de riscos mitigados em segurança da informação.

Indicador 8: Índice de conformidade para os controles e práticas de segurança da informação.

Indicador 9: Número de incidentes de segurança da informação.

4.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 5: Criar o Comitê de Segurança da Informação.

Ação 6: Criar e gerir a Política de Segurança da Informação.

Ação 7: Implantar a gestão de governança de TI com base nas melhores práticas.

Ação 21: Implantar a sala-cofre para o centro de dados principal.

Ação 23: Modernizar as salas de TI nas unidades do TRT.

5. Implementar gestão de governança com adoção das melhores práticas: Criar um modelo de gestão de governança de TI baseado nas melhores práticas do mercado, adequando-as à realidade do TRT da 2ª Região.

5.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 10: Número processos de TI aderentes às melhores práticas do COBIT.

Indicador 11: Índice de projetos documentados e acompanhados com a utilização da metodologia de gerenciamento de projetos.

5.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 5: Criar o Comitê de Segurança da Informação.

Ação 6: Criar e gerir a Política de Segurança da Informação.

Ação 7: Implantar a gestão de governança de TI com base nas melhores práticas.

Ação 8: Implantar o escritório de projetos de TI.

Ação 9: Criar e promover uma metodologia de desenvolvimento de sistemas.

Ação 11: Implantar melhores práticas para atendimento.

Ação 12: Aprimorar a gestão de demandas e consolidar um portfólio de TI.

Ação 13: Implantar a gestão de configuração e mudanças.

e) TEMA: ALINHAMENTO E INTEGRAÇÃO

6. Implementar o processo eletrônico: Implantação do processo eletrônico (judicial e administrativo) que vislumbre também o tratamento do legado; Mitigar riscos que inviabilizem sua implantação.

6.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 12: Índice de unidades com processo eletrônico implantado.

6.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 1: Definir a política de gestão ambiental de TI.

Ação 2: Renovar o parque tecnológico e adaptar sistemas para adequação à política de gestão ambiental de TI.

Ação 4: Ampliar e aprimorar os serviços jurisdicionais disponibilizados por autoatendimento.

Ação 10: Promover a integração e interoperabilidade dos sistemas.

Ação 18: Implantar o Processo Judicial Eletrônico.

Ação 19: Implantar o Processo Administrativo Eletrônico.

Ação 20: Implantar o Processo Judicial Digital.

Ação 21: Implantar a sala-cofre para o centro de dados principal.

Ação 22: Expandir a capacidade dos links de comunicação de dados.

Ação 23: Modernizar as salas de TI nas unidades do TRT.

Ação 24: Implantar um centro de controle operacional.

7. Integrar a equipe de TI com a área de negócio, demais áreas da instituição e órgãos externos: Exercitar a visão sistêmica para dialogar em todas as etapas do processo, promovendo a integração da área de TI com as demais áreas e órgãos externos.

7.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 13: Índice de alterações ou redefinições de escopo de demandas.

Indicador 14: Número de ações de integração com outros órgãos.

7.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 7: Implantar a gestão de governança de TI com base nas melhores práticas.

Ação 17: Criar um portal institucional colaborativo de TI.

Ação 18: Implantar o Processo Judicial Eletrônico.

Ação 19: Implantar o Processo Administrativo Eletrônico.

Ação 20: Implantar o Processo Judicial Digital.

f) TEMA: ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

8. Aprimorar o canal de comunicação com o usuário interno e externo: Garantir a efetiva comunicação com o usuário interno e externo, dar transparência e publicidade aos resultados nas ações de TI e implantar política de comunicação com os usuários.

8.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 15: Índice de efetividade do canal de comunicação da TI.

8.b) Ação relacionada ao objetivo estratégico:

Ação 4: Ampliar e aprimorar os serviços jurisdicionais disponibilizados por autoatendimento.

Ação 7: Implantar a gestão de governança de TI com base nas melhores práticas.

Ação 8: Implantar o escritório de projetos de TI.

Ação 11: Implantar melhores práticas para atendimento.

Ação 12: Aprimorar a gestão de demandas e consolidar um portfólio de TI.

Ação 13: Implantar a gestão de configuração e mudanças.

Ação 17: Criar um portal institucional colaborativo de TI.

Ação 25: Realizar pesquisas para o acompanhamento de indicadores.

g) TEMA: EFICIÊNCIA OPERACIONAL

9. Melhorar a entrega e a qualidade dos produtos e serviços de TI:

Aprimorar soluções e oferecer produtos adequados às necessidades de negócio; adotar critérios claros e objetivos para administração e priorização de demandas, padronizando os processos de trabalho.

9.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 13: Índice de alterações ou redefinições de escopo de demandas.

Indicador 16: Índice de crescimento de demandas entregues.

9.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 7: Implantar a gestão de governança de TI com base nas melhores práticas.

Ação 8: Implantar o escritório de projetos de TI.

Ação 9: Criar e promover uma metodologia de desenvolvimento de sistemas.

Ação 10: Promover a integração e interoperabilidade dos sistemas.

Ação 11: Implantar melhores práticas para atendimento.

Ação 12: Aprimorar a gestão de demandas e consolidar um portfólio de TI.

Ação 13: Implantar a gestão de configuração e mudanças.

Ação 14: Implantar o Sistema de Gestão de Recursos Humanos.

Ação 16: Aprimorar a qualidade e disponibilidade da informação.

Ação 21: Implantar a sala-cofre para o centro de dados principal.

Ação 22: Expandir a capacidade dos links de comunicação de dados.

Ação 23: Modernizar as salas de TI nas unidades do TRT.

Ação 24: Implantar um centro de controle operacional.

10. Assegurar a continuidade e disponibilidade dos serviços de TI: Garantir a alta disponibilidade dos serviços tecnológicos através da implementação de processos e aquisição de serviços.

10.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 17: Índice de disponibilidade de serviços de TI.

10.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 4: Ampliar e aprimorar os serviços jurisdicionais disponibilizados por autoatendimento.

Ação 11: Implantar melhores práticas para atendimento.

Ação 12: Aprimorar a gestão de demandas e consolidar um portfólio de TI.

Ação 13: Implantar a gestão de configuração e mudanças.

Ação 15: Desenvolver um plano de continuidade e disponibilidade dos serviços de TI.

Ação 21: Implantar a sala-cofre para o centro de dados principal.

Ação 22: Expandir a capacidade dos links de comunicação de dados.

Ação 23: Modernizar as salas de TI nas unidades do TRT.

Ação 24: Implantar um centro de controle operacional.

11. Assegurar qualidade, integridade e disponibilidade da informação: Garantir a consistência das informações previamente inseridas, bem como o fiel resgate das mesmas.

11.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 18: Índice de satisfação com a qualidade da informação.

11.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 10: Promover a integração e interoperabilidade dos sistemas.

Ação 11: Implantar melhores práticas para atendimento.

Ação 13: Implantar a gestão de configuração e mudanças.

Ação 14: Implantar o Sistema de Gestão de Recursos Humanos.

Ação 15: Desenvolver um plano de continuidade e disponibilidade dos serviços de TI.

Ação 16: Aprimorar a qualidade e disponibilidade da informação.

Ação 21: Implantar a sala-cofre para o centro de dados principal.

Ação 22: Expandir a capacidade dos links de comunicação de dados.

Ação 23: Modernizar as salas de TI nas unidades do TRT.

Ação 25: Realizar pesquisas para o acompanhamento de indicadores.

PERSPECTIVA SOCIEDADE

h) TEMA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


12. Adequar os recursos de TI às políticas de Acessibilidade e Gestão Ambiental: Adaptar os sistemas e recursos de TI às políticas de acessibilidade; Adotar práticas que tragam redução do consumo de energia e papel, bem como privilegiar aquisição de equipamentos de menor impacto ambiental.

12.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 19: Índice de adequação de sistemas e equipamentos às políticas de acessibilidade.

Indicador 20: Índice de adequação de sistemas e equipamentos às políticas de gestão ambiental.

12.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 1: Definir a política de gestão ambiental de TI.

Ação 2: Renovar o parque tecnológico e adaptar sistemas para adequação à política de gestão ambiental de TI.

Ação 3: Adequar sistemas e equipamentos às políticas de acessibilidade.

Ação 18: Implantar o Processo Judicial Eletrônico.

Ação 19: Implantar o Processo Administrativo Eletrônico.

Ação 20: Implantar o Processo Judicial Digital.

i) TEMA: EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS

13. Satisfazer os usuários, primando pela qualidade dos serviços: Atender às expectativas dos usuários: provendo soluções para agilizar os serviços; facilitando as parcerias e convênios; capacitando os usuários internos e externos.

13.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 21: Índice de serviços de TI que atendem ao Acordo de Nível de Serviço (ANS) estabelecido.

Indicador 22: Índice de satisfação dos usuários com os serviços de TI.

13.b) Ações relacionadas ao objetivo estratégico:

Ação 4: Ampliar e aprimorar os serviços jurisdicionais disponibilizados por autoatendimento.

Ação 10: Promover a integração e interoperabilidade dos sistemas.

Ação 11: Implantar melhores práticas para atendimento.

Ação 12: Aprimorar a gestão de demandas e consolidar um portfólio de TI.

Ação 17: Criar um portal institucional colaborativo de TI.

Ação 18: Implantar o Processo Judicial Eletrônico.

Ação 19: Implantar o Processo Administrativo Eletrônico.

Ação 20: Implantar o Processo Judicial Digital.

Ação 25: Realizar pesquisas para o acompanhamento de indicadores.

j) TEMA: ACESSO AOS SISTEMAS DE JUSTIÇA

14. Facilitar o acesso à prestação do serviço jurisdicional: Fornecer serviços que facilitem o acesso à justiça, primando pelo autoatendimento.

14.a) Indicadores relacionados ao objetivo estratégico:

Indicador 23: Índice de serviços jurisdicionais disponibilizados por autoatendimento.

Indicador 24: Índice de satisfação dos jurisdicionados com os serviços disponibilizados por autoatendimento.

14.b) Ação relacionada ao objetivo estratégico:

Ação 4: Ampliar e aprimorar os serviços jurisdicionais disponibilizados por autoatendimento.

Ação 18: Implantar o Processo Judicial Eletrônico.

Ação 20: Implantar o Processo Judicial Digital.

Ação 25: Realizar pesquisas para o acompanhamento de indicadores." 

Registre-se, publique-se e cumpra-se.

São Paulo, 02 de setembro de 2010.



(a)DECIO SEBASTIÃO DAIDONE
Desembargador Presidente do Tribunal  


DOELETRÔNICO - 
Cad. Admin. - 03/09/2010 

Serviço de Gestão Normativa e Jurisprudencial