Normas do Tribunal

Nome: ATO Nº 01/2012
Origem: Escola Judicial
Data de edição: 24/04/2012
Data de publicação: 24/04/2012
Fonte:

DOELETRÔNICO -  Cad. Admin. 24/04/2012

Vigência:
Tema: Institui o Manual de Ensino à Distância no âmbito da EJUD.
Indexação:
Manual; ensino; distância; EJUD; desembargador; conselho; escola; treinamento; capacitação; servidor; curso; ensino; tutoria; material; educador; material; EAD; professor; aluno; tempo; comunicação; método; apostila; DVD; CD; projeto; on-line; aprendizagem; aquisição; didático; planejamento; mídia; virtual; texto; apresentação; roteiro; conteúdo; introdução; módulo; metodologia; técnica; unidade; aula; horas; avaliação; título; tema; resumo; bibliografia; orientação; avaliação; grupo; nota; prazo; debate; formatação; doc; pdf; papel; ilustração; gráfico; tabela; ABNT; fotos; vídeos; autoria; coordenação; administração.
Situação: EM VIGOR
Observações: Anexo atualizado pelo Ato n° 01/2018

ATO Nº 01/2012

Institui o Manual de Ensino à Distância no âmbito da EJUD.


A DIRETORA DA ESCOLA JUDICIAL DO TRIBUNAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO – EJUD2, Desembargadora Lilian Gonçalves no uso de suas atribuições legais e regulamentares e ouvido o Conselho Consultivo:

CONSIDERANDO ser objetivo institucional da Escola Judicial o treinamento, capacitação e outras atividades destinadas ao aprimoramento de magistrados, servidores e demais operadores do Direito vinculados direta ou indiretamente à Justiça do Trabalho;

CONSIDERANDO que o Núcleo de Ensino à Distância da EJUD2 vem disponibilizando cursos à distância cujos conteúdos são desenvolvidos por conteudistas internos e externos e a necessidade de padronizar procedimentos para elaboração de conteúdos que estejam alinhados à missão e às ações da EJUD2;

CONSIDERANDO a atuação de docentes internos e externos na tutoria dos cursos à distância que devem estar igualmente imbuídos do objetivo maior de um ensino de qualidade:

RESOLVE editar o seguinte ato.

Art. 1º Fica instituído no âmbito da EJUD2 o Manual de Ensino à Distância constante do Anexo I deste ato.

Art. 2º Os conteúdos dos cursos à distância elaborados por docentes internos ou externos devem obedecer aos padrões e regras constantes do Anexo I deste Ato, cabendo à Diretora da EJUD2, ouvida a Coordenação de Ensino à Distância decidir sobre eventuais exceções ou padrão diverso do ora estabelecido.

Parágrafo único. A disponibilização de quaisquer cursos à distância no âmbito da EJUD2 somente será efetuada após a validação pedagógica de seu conteúdo e a certificação de sua viabilidade técnica pela Coordenação de Ensino à Distância.

Art. 3º O exercício da tutoria nos cursos da EJUD2 pressupõe qualificação prévia em Docência on-line e a observância das normas contidas no Anexo I.

Art. 4º Os casos omissos serão decididos pela Diretora da EJUD2 ouvida a Coordenação de Ensino à distância.

Este Ato entre em vigor na data de sua publicação.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

São Paulo, 24 de abril de 2012.

(a)DESEMBARGADORA LILIAN GONÇALVES
Diretora da Escola Judicial do
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – EJUD2


ANEXO I
Atualizado pelo Ato n° 01/2018


MANUAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Introdução.
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (EJUD2) busca a excelência na qualidade do ensino, inclusive à distância.
A EJUD2 por meio de seu núcleo de Educação à Distância organizou este manual cuja finalidade é orientar servidores e educadores na elaboração de material destinado aos cursos EAD, voltados à formação de magistrados e servidores deste Tribunal. O material elaborado para o curso deve representar a EJUD2 e alinhar-se ao compromisso com a excelência de uma ação educativa.

1. O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)

A EAD difere da modalidade de ensino e aprendizagem desenvolvida em ambientes presenciais. O aprendizado é planejado, desenhado de forma a que professor e aluno possam encontrar-se em ambientes diversos, permitindo maior flexibilidade de tempo e espaço para os atores envolvidos na ação educativa, o que significa dizer que o conceito de sala de aula se altera. Nesta perspectiva, a EAD requer um planejamento especial de curso, e técnicas instrucionais e métodos de comunicação especiais (Moore e Kearsley, 2007).


1.1 Os cursos EAD da EJUD2.
Sem prejuízo da utilização de recursos como apostilas, DVDs, CDs e outros meios de comunicação, a EJUD2 desenvolveu projeto de educação à distância centrado nas mídias interativas, em especial os cursos on-line autoinstrucionais e colaborativos.
Curso autoinstrucional: também conhecido como aprendizado autoinstrucional. De caráter informativo, esse tipo de curso não possui professor-tutor para acompanhamento do aluno ao longo do curso; o conteúdo é disponibilizado conforme o aluno avança as telas, unidades ou módulos do curso.
Curso colaborativo: curso voltado ao aprendizado colaborativo, baseado no esforço conjunto dos envolvidos, na busca da aquisição ou aprofundamento do conhecimento sobre tópicos específicos. No processo didático, a participação e a troca de idéias, entre aluno e professor-tutor e entre os alunos do curso, é estimulada de forma a enriquecer o aprendizado dos envolvidos.


1.2 A comunicação em mídia virtual.
Ao considerarmos o tempo e o espaço, a comunicação na EAD pode se dar de forma assíncrona ou de forma síncrona.
Na comunicação assíncrona, professor e alunos, encontram-se em locais distintos e participam das atividades propostas em horários diferentes, de acordo com a disponibilidade de cada um.
Por outro lado, na comunicação síncrona, simula-se uma sala de aula, em ambiente virtual, na qual os interlocutores estão conectados ao serviço em locais distintos, mas no mesmo momento, para que haja a troca, em tempo real, de mensagens, textos, áudio, vídeo etc.
Nos cursos EAD a comunicação entre professor e aluno dá-se mediante diálogo estabelecido a partir do material elaborado pelo conteudista ou por interação entre os atores (professor-tutor e aluno ou aluno-aluno) através de comunicação síncrona (chat, webconferências etc.) ou assíncrona (fórum, wiki, e-mail etc). Lembre-se que o chat, a wiki e o fórum são também ferramentas por meio das quais são desenvolvidas atividades avaliativas.

2. O CONTEUDISTA E O MATERIAL PARA EAD na EJUD2.

Conteudista é a pessoa que tendo conhecimento técnico em qualquer área do saber humano e experiência em docência elabora material destinado a integrar os conteúdos dos cursos de educação à distância em qualquer de suas formas.

Tendo por tarefa estabelecer uma conversação a respeito da matéria de estudo, estimulando a reflexão por parte do aluno, ou a discussão com seus pares, nos cursos com maior interação, a atividade do conteudista caracteriza aquilo que Holmberg (apud Pimentel, 2000) denomina de conversação didática guiada.
Portanto, o material elaborado pelo conteudista deve fornecer ao aluno conhecimentos fundamentais que possibilitem a compreensão de forma crítica dos temas, problemas ou situações abordados, visando o desenvolvimento pessoal e profissional, a interação social, política e cultural, de molde a levar à busca e construção de novos conhecimentos. Ademais o material dever munir o aluno com informações e ferramentas que o remetam à realidade na qual ele se encontra.


2.1 O conteúdo textual para EAD e a interação.
A conversação didática guiada, sugerida por Holmberg (apud Pimentel, 2000) caracteriza-se como interação entre conteudista e aluno, isso porque além de apresentar o conteúdo do curso, o texto elaborado pelo conteudista deve conter indicações e orientações de estudo e fornecer uma estrutura interativa, seja entre aluno-conteúdo (testes, autoavaliações, links para textos complementares, vídeos etc.), seja entre alunoprofessor/tutor, seja aluno-aluno (chat, fórum, wiki, blog, e-mail etc.).
Assim, o texto deve ser amigável, encorajador e apoiador. É importante lembrar que estamos escrevendo um texto didático cujo objetivo é facilitar a construção de conhecimento e não um artigo acadêmico. Não esqueça que o material será postado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que é uma sala de aula virtual. Portanto, enquanto professor o conteudista deve expressar sua personalidade no texto evidenciando ao aluno a preocupação e interesse nele e em sua aprendizagem.
Resumidamente, os textos para os cursos EAD, de forma geral, apresentam os seguintes objetivos:
a. apresentar os conteúdos fundamentais e necessários para que o aluno compreenda criticamente o tema em questão;
b. facilitar o entendimento desses conteúdos;
c. fornecer ferramentas e informações;
d. promover a aquisição de competências técnicas específicas;
e. estabelecer diálogo com o aluno;
f. estimular e motivar a participação do aluno no ambiente pedagógico;
g. incitar a curiosidade para que o aluno busque ampliar seu conhecimento;
h. desenvolver o espírito crítico;
i. promover a reflexão sobre o processo de trabalho;
j. estimular a produção e a coautoria.
(Fonte: Soares, 2011).


E para que esses objetivos sejam alcançados, o conteudista deve observar algumas características relacionadas ao tema do curso, ao AVA e, principalmente, ao público alvo. Logo ao elaborar o material, deve considerar:
a. o público alvo;
b. a atualidade dos dados;
c. execução, ou seja, que possa ser realizado, exequível;
d. a precisão;
e. a flexibilidade para questionamento e reflexão;
f. a coerência;
g. a coesão;
h. a eficácia;
i. a aplicabilidade, e;
j. a interatividade.
(Adaptado de Soares, 2011).

2.1.1 A produção textual e a organização do material para cursos EAD.
Os materiais desenvolvidos para os cursos EAD da EJUD2, devem, necessariamente conter os seguintes itens:
a. a apresentação do curso;
b. unidades: texto base das unidades de aprendizagem com:apresentação de leituras complementares; questionamentos direcionados à reflexão; resumo da unidade; glossário, e; referências bibliográficas;
c. roteiro de atividades para cada unidade;
d. atividades avaliativas.

3. O CONTEÚDO – COMO FAZER

3.1 Apresentação do curso.
O texto de “apresentação do curso” representa o primeiro contato do conteudista com o aluno. Sua linguagem deve ser motivadora, coloquial, induzindo a uma aproximação entre professor/tutor e aluno.
Esse texto deve ter no máximo três parágrafos, e nele o conteudista apresenta na sequência abaixo indicada, os seguintes itens:
Introdução (5 a 10 linhas, nas quais é apresentado o tema a ser desenvolvido (conteúdo), sua importância (justificativa) e o que se espera do aluno (objetivos).
Objetivo geral (segundo a taxonomia de Bloom);
Objetivos específicos (segundo a taxonomia de Bloom);
Estrutura do curso, com apresentação sucinta de cada módulo;
Recursos metodológicos que serão utilizados no AVA;
Avaliação de aprendizagem (para os cursos colaborativos: descrição da metodologia adotada, tipos de avaliação etc.).
Ao elaborar os objetivos de aprendizagem o conteudista deve considerar o que espera como resultado. Desse modo, os objetivos de aprendizagem apresentam ao aluno, segundo Laaser, 1997:
1. conceitos a serem aprendidos;
2. habilidades a serem desenvolvidas;
3. técnicas a serem adquiridas ou aprendidas
4. atitudes a serem desenvolvidas.

Segundo Filatro (2008:44), os objetivos de aprendizagem (ou seja, a exposição dos resultados que o aluno deve alcançar) elaboram-se com verbos que indicam ação seguidos de “um componente do conteúdo que indica uma mudança de comportamento observável”.

3.2 Unidades.
Os cursos da EJUD2 estão estruturados em unidades. Cada unidade trata de um tema que compõe o curso e seu conteúdo corresponde a determinado número de horas-aula.
O material referente a cada unidade compreende:
1. Desenvolvimento do texto base do conteúdo a ser tratado;
2. Roteiro de atividades; texto que indica a sequência de atividades que serão desenvolvidas na unidade e as instruções para realização destas, e;

3. Avaliações.

Texto base
O texto base é o fio condutor da unidade. Nele estão contidos os conceitos mais relevantes acerca do tema proposto. Assim, ele não apenas delimita o objeto de reflexão de cada unidade como prepara o aluno para o conteúdo da unidade subseqüente.
O texto base deverá ser apresentado contendo:
I. Título;
II. Apresentação dos objetivos específicos do módulo (segundo a Taxonomia de Bloom);
III. Introdução ao tema: breve texto, com aproximadamente três parágrafos, apresentando o conteúdo (o quê) que será estudado no módulo e o motivo do estudo desse tema (por quê).
A introdução tanto quanto possível deverá inserir o tema em um contexto real, com vistas a fomentar a contextualização da aprendizagem;
IV. Desenvolvimento: o conteúdo deverá ser desenvolvido visando facilitar a aprendizagem. Desta forma, é desejável que sejam utilizados exemplos práticos, contextualizados no cotidiano do aluno, e nos quais sejam introduzidos os conceitos a serem desenvolvidos. O objetivo é que o aluno seja instigado a refletir e que aplique os conhecimentos desenvolvidos ao longo da unidade nas atividades colaborativas. Texto organizado, desmembrado em tópicos, conceitos e termos aclarados por meio de quadros de texto inseridos à margem direita do texto base também se mostram úteis, pois facilitam a compreensão e o aprendizado.
Ademais de tudo isso, o texto base deve indicar 2 leituras complementares que levem o aluno a textos acadêmicos, artigos, vídeos, blogs reconhecidos etc. A indicação desse material visa melhorar o entendimento do assunto, expandindo o tema.
Finalmente, o texto base se for o caso, deve trazer perguntas contextualizadas, que estimulem a reflexão; são perguntas que não requerem respostas, que são voltadas à reflexão.

No corpo do texto, ao desenvolver o tema, o conteudista deverá indicar o momento adequado para a realização das atividades avaliativas.
V. Resumo do módulo: para fechar o módulo elabore um resumo que permita ao aluno repassar os principais conceitos abordados ao longo do módulo, a fim de reforçar o conteúdo e destacar os pontos mais importantes; no resumo há que se fazer uma ligação como o tema do módulo seguinte.
VI. Glossário: opcional, ficando a cargo de o conteudista disponibilizá-lo, caso entenda necessário para melhor desenvolvimento do tema proposto.
VII. Referências bibliográficas: após o resumo do módulo, indique as fontes bibliográficas citadas ou consultadas para elaboração da unidade. Observe as normas da ABNT. A EJUD2 tem manual de orientação para elaboração de trabalhos científicos onde estão discriminados os parâmetros para referências bibliográficas nos termos das normas técnicas vigentes no País ( Anexo I do Ato EJUD2 nº05/2009).


3.3 Roteiro de atividades
O roteiro de atividades da unidade é ferramenta necessária para a realização das atividades propostas no módulo. Nele constarão, além da indicação das atividades a serem desenvolvidas pelo aluno, as instruções para a sua realização.

3.4 Avaliação.
A aprendizagem é a principal meta de todo curso e, portanto, a avaliação deve ser realizada com bastante cautela para que injustiças não sejam cometidas.
Ao definir os objetivos do curso e o que é esperado nas atividades de cada módulo é que se determina o método avaliativo a ser empregado. Assim, a avaliação somativa é a mais comumente utilizada nos cursos autoinstrucionais e a formativa nos modelos colaborativos.
Nos cursos autoinstrucionais há atividades de avaliação diagnóstica, que visam detectar o nível de conhecimento prévio do aluno acerca do tema a ser tratado no curso, além de atividades de autoavaliação que servem a que o aluno verifique sua compreensão do conteúdo. A atividade avaliativa ao final de cada módulo é destinada ao cômputo da nota.
Nos cursos colaborativos além das avaliações descritas acima, outras possibilidades de avaliação interativa se apresentam, que podem ser desenvolvidas por meio de atividades nos fóruns, chats, wikis ou outros recursos disponíveis a serem utilizados no AVA.
Em geral as notas são atribuídas por atividades desenvolvidas a cada módulo, que costumam ser semanais. Considera-se aprovado o aluno que obtém média final igual ou superior a 6,0 (seis) nos termos do Ato EJUD2 nº05/2009. Portanto, o aproveitamento deve ser igual ou superior a 60% do curso, e as notas são computadas ao aluno conforme quadro abaixo:


Forum
participou 6 a 10
não participou 0
Atividades individuais objetivas ou Subjetivas x
0 a 10
Atividades em grupo x
0 a 10

Mais do que observar os parâmetros estabelecidos por este Manual na elaboração das questões e dos temas para discussão, o conteudista deve usar de critério ao optar pelo método avaliativo, elegendo o mais adequado ao curso proposto e aos objetivos da aprendizagem pretendida.
Avaliação diagnóstica (a ser utilizada na ambientação).
Solicita-se a elaboração de 10 questões objetivas, sendo que 5 serão realizadas antes de se iniciar a leitura das unidades, e 5 serão armazenadas no Banco de Questões do Curso. O objetivo é avaliar o conhecimento prévio do aluno sobre os temas que serão desenvolvidos nas unidades de compõem o curso.

Autoavaliação objetiva.
Para cada unidade deverão ser elaboradas 10 questões objetivas para autoavaliação, sendo 5 utilizadas e 5 armazenadas no Banco de Questões do Curso.

Avaliação objetiva.
Solicita-se 20 questões objetivas para avaliação, sendo 10 utilizadas e 10 armazenadas no Banco de Questões do Curso. Estas questões devem abordar todos os temas desenvolvidos nas unidades que compõem o curso, e serão disponibilizadas na última unidade do curso.
As questões objetivas devem ser contextualizadas e conter, no mínimo, 5 alternativas. Podem ser elaboradas na forma de: alternativa única correta ou múltipla escola; Falso (F) ou Verdadeiro (V); ligação de termos ao conceito; preenchimento de lacunas etc.


Avaliação subjetiva/colaborativa.
Nos cursos colaborativos, as atividades de avaliação devem priorizar o debate, a discussão, a reflexão e a construção colaborativa do conhecimento. Para desenvolver essas atividades utilize as ferramentas disponíveis no AVA (Fórum, Wiki, Chat, etc) Exige-se que, para esse tipo de curso, cada unidade tenha no mínimo duas atividades colaborativas, sendo que uma delas deverá, obrigatoriamente, contemplar uma proposta de discussão em fórum.

A título de orientação sugerimos que para as atividades colaborativas seja utilizado o quadro abaixo que descreve o desempenho esperado para a designação de notas. Assim, considerando a coerência teórica, a clareza, a boa redação e pontualidade:

Nota 9 a 10
Tem participação relevante nas discussões – comenta contribuições com interesse e estimula as discussões;
Aborda o conteúdo com coerência e expande as discussões;
Apresenta participação efetiva e importante nas discussões e atividades em grupo;
Cumpre os prazos.

Nota 7 a 8,99
Tem participação nas discussões, comenta contribuições de modo simples;
Aborda o conteúdo com coerência, mas poderia ser mais desenvolvida sua explanação;
Nos trabalhos em grupo, tem participação regular nas discussões e atividades;
Cumpre os prazos.

Nota 6 a 6,99
Tem baixa participação nos debates – posta sua contribuição, mas não faz comentários sobre as contribuições dos colegas;
Aborda de forma tangencial os conteúdos;
Nos trabalhos em grupo, apresenta baixa participação nas discussões e atividades;
Nem sempre cumpre os prazos.

Nota <6
Apresenta muito pouca participação nas discussões;
Faz interpretação incorreta do conteúdo ou expõe de modo sucinto e pouco detalhado;
Nos trabalhos em grupo, não tem quase nenhuma participação nas discussões e atividades;
Não cumpre os prazos.


4. A FORMATAÇÃO DO MATERIAL.
Todo material elaborado deve ser enviado em dois arquivos, um em formato ”doc” e outro em formato “pdf”, além de seguir a seguinte formatação:
Papel tamanho A4; orientação retrato; margens: superior 2 cm; inferior 1,5 cm; esquerda 2,5 cm; direita 1,5 cm; fonte arial 12; cor preto automático; alinhamento justificado; espaçamento entre linha 1,5 cm; abaixo do parágrafo 0,5 cm.
Quantidade de páginas; mínimo de 06 e máximo de 10 páginas por unidade (correspondendo a 7 horas/aula).
Uso de imagens, ilustrações, figuras, gráficos, tabelas etc.
As imagens, ilustrações, figuras, gráficos, tabelas ou outros recursos não devem ser utilizados por questões estéticas, mas sim como ferramentas do aprendizado, com vistas a facilitar e a motivar o aluno.
Portanto, sua utilização somente será admitida se essencial a compreensão do conteúdo abordado, ficando a critério da Coordenação do Núcleo de EAD sua exclusão, se desnecessários à compreensão dos conteúdos.
A inserção dos recursos já mencionados deverá ser numerada e copiada em arquivo separado do texto base, com indicação da fonte (autoria da imagem, tabela, foto etc.). Nunca copie a imagem, ilustração, tabela etc. no texto base, apenas indique o número do recurso visual e o local onde deve ser inserido.

4.1 Direitos autorais.
Na utilização de material de terceiros, o conteudista deverá indicar a fonte completa segundo os critérios da ABNT, inclusive no que tange a arquivos de imagens, som, fotos, vídeos e outras manifestações intelectuais. Não serão validados os conteúdos que não indicarem de modo preciso a fonte ou a autoria, o mesmo valendo para as imagens, fotos ou quaisquer reproduções.


5. PRAZOS E PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DO MATERIAL

5.1 Prazo para entrega da 1ª versão.
Incumbe ao conteudista fornecer o material com 60 dias de antecedência do início do curso, tendo em vista a possibilidade de haver necessidade de alterações e/ou correções a serem feitas no material.

5.2 Procedimento para entrega do material.
O material deve ser entregue a EJUD2 através do e-mail ead@ejud2.trtsp.jus.br, com cópia para a Coordenação de EAD, conforme cronograma indicado pela EJUD2, e a validação do material seguirá as seguintes etapas:
1. Incumbe à Coordenação técnica e pedagógica de EAD realizar a verificação e análise do texto de forma a confirmar seu atendimento aos requisitos básicos de um material para EAD nos termos do presente manual. A Coordenação poderá fazer sugestões, solicitar a ampliação do material, e orientar o conteúdo, além de verificar a funcionalidade de links, arquivos e mídias sugeridas no material;
2. Havendo necessidade de adequação do material, o conteudista deverá corrigi-lo e adequá-lo ao modelo da EJUD2 segundo as orientações da Coordenação de EAD. As alterações deverão ser entregues em 05 (cinco) dias;
3. Feitas as alterações, nova verificação será efetuada pela Coordenação de EAD quanto as alterações solicitadas, bem como no que tange a correção textual e ortográfica, se necessário;
4. Validado o material, o mesmo será inserido no AVA pela administração de EAD e havendo necessidade serão feitas as correções com vistas à validação final do material pela Coordenação de EAD.
5. Não sendo validado o material, o mesmo será devolvido ao conteudista para que eventualmente o modifique para apresentação futura.


5.3 Da cessão de uso de conteúdo.
O conteudista deverá firmar termo de cessão de uso de conteúdo a favor da EJUD2, em modelo padrão aprovado pela Diretoria da Escola.

DA TUTORIA EM EAD
Professor/tutor é a pessoa que tendo qualificação técnica e experiência em didática on-line atua como interlocutor nos cursos colaborativos. Seja de forma síncrona, seja de forma assíncrona, o professor/tutor estabelece comunicação com os alunos, mediante diálogo construído a partir do material elaborado pelo conteudista. Nem sempre o professor/tutor elaborou o conteúdo do curso. Não obstante, isto não é entrave a um bom desempenho como professor. Essencial apenas que o tutor tenha conhecimento acerca da matéria que deverá ser lecionada, e domínio das técnicas e princípios que informam a docência on-line.
Assim, da mesma forma que o conteudista deve desenvolver um texto amigável, apoiador, encorajador, o tutor deve ter conduta que conduza a aproximação dos alunos e a sua efetiva participação com vistas à construção do aprendizado.
A conversação didática guiada já referida deve se pautar por diálogo e intervenções que estimulem a reflexão e a discussão entre professor/tutor–aluno ou aluno-aluno, criando um ambiente favorável a manifestação dos alunos.
Portanto, a interação esperada no curso colaborativo não depende unicamente da linguagem utilizada em seu conteúdo, mas igualmente da forma como o professor/tutor provoca a aproximação do aluno e o incentiva a prosseguir no caminho do aprendizado.
Incumbe ao professor/tutor a manutenção da disciplina na sala de aula virtual, o que é função de qualquer professor mesmo na sala de aula convencional. Deve assim manter os alunos dentro do foco da discussão, coibir “conversas ou assuntos paralelos”, notadamente de cunho pessoal.
A eventual ausência do aluno deve ser investigada com envio de mensagem pessoal, em linguagem afável e cordial, com vistas a estabelecer as razões da ausência e estimular o retorno do aluno às atividades.
Observações gerais devem ser disponibilizadas a todos. Todavia, mensagens que se referem a problemas específicos de cada aluno, devem ser enviadas de modo reservado em área própria dentro da plataforma.

A avaliação deve ser continuada e exercida de forma objetiva ou subjetiva/objetiva com atribuição de notas e valores às atividades de cada aluno.
Lembre-se que mesmo na sala de aula virtual há discrepâncias entre os alunos, seja em razão do grau de conhecimento prévio acerca da matéria, seja em razão do empenho para avançar no aprendizado.

DA ADMINISTRAÇÃO

Incumbe à administração técnica de EAD a elaboração e a disponibilização na plataforma do curso de informações padronizadas tais como: carga horária do curso, tempo de dedicação requerido do aluno, indicação do suporte ao aluno (tutoria e/ou técnico), metodologia adotada para avaliação de satisfação com o curso e as informações necessárias à certificação nos termos estabelecidos pelo Ato EJUD2 nº 02/2008.

Bibliografia.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

HOLMBERG, Borges. Educación a distancia: situación y perspectivas. Buenos Aires: Kapeluz, 1985, apud PIMENTEL, Nara Mara. Educação a Distância na Formação Continuada de Educadores. Florianópolis, 2000. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001937.pdf. Acesso em 21/06/2011.
KEARSLEY. Greg; MOORE G. Educação a Distancia: uma visão integrada. Thomson Pioneira, 2007.
SANTOS, M.S. P. Produção Textual para o Ensino a Distancia. Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região, EJUD2 on-line, 2011.

Conteúdo desenvolvido por:


Maria Inês M. S. Alves da Cunha, Desembargadora Federal do Trabalho do TRT da 2ª Região, Mestre em Direito Político e Social pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo onde se graduou.

José Erigledson da Silva, Coordenador Técnico do Núcleo de Ensino a Distância da EJUD2, Mestre em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo


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