Ir para conteúdo principal

TRT-2 capacita magistrados e servidores na utilização do PJe-Calc

TRT-2 capacita magistrados e servidores na utilização do PJe-Calc

A reforma trabalhista determinou que as partes devem apresentar os valores pleiteados já na petição inicial de seus processos. Assim, a padronização dos cálculos em toda a Justiça do Trabalho se faz cada vez mais necessária para que se obtenha confiabilidade nos resultados apurados.

O TRT da 2ª Região, por meio da sua Escola Judicial (Ejud-2), vem intensificando a capacitação de seus magistrados e servidores na utilização da ferramenta on-line PJe-Calc – adotada como padrão para a elaboração dos cálculos e para a liquidação de sentenças. Nesta semana, tiveram início as primeiras turmas do ano no Ed. Millenium, na Barra Funda, em São Paulo. Outras turmas estão previstas para ocorrer nos próximos meses.

20180219 Curso PJe Calc dest interno01

A capacitação para servidores foi nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 9h às 18h, sob tutoria do servidor Antonio Heraldo Vieira de Melo Mota, calculista da 14ª VT/ZS e gestor da ferramenta. O treinamento dos magistrados está sendo ministrado nos dias 23 de fevereiro e 9 de março, pela juíza Carolina Menino Ribeiro da Luz Pacífico, da 17ª Vara Trabalhista da Zona Sul da capital.

Facilidades

“Uma grande vantagem do PJe-Calc é ser intuitivo e padronizado, otimizando o trabalho dos servidores calculistas”, disse o tutor Antonio. “A ferramenta é integrada nacionalmente e é a mesma utilizada pelo público externo na versão off-line, acompanhada dos índices e tabelas fornecidos pelo CSJT”.

Segundo a juíza Carolina, o PJe-Calc facilita aos magistrados proferir uma sentença líquida, “contribuindo para agilizar o andamento dos trabalhos nas varas e acelerar a conclusão dos processos”.

20180223 PJECalc Magistrados dest interno02

Versão off-line

O TRT-2 disponibiliza, em seu portal, a versão desktop do PJe-Calc, chamada PJe-Calc Cidadão, que tem as mesmas funcionalidades da versão utilizada nos tribunais, porém não requer conexão com a internet, podendo ser usada por advogados, peritos e demais interessados. Clique aqui para conhecer os detalhes relativos à instalação e utilização do PJe-Calc Cidadão.

Texto: Agnes Augusto; Fotos: Allan Lustosa – Secom/TRT-2