Ir para conteúdo principal

“Trabalhos de Justina”: romance conta mais sobre a trajetória da personagem do TRT-2

“Trabalhos de Justina”: romance conta mais sobre a trajetória da personagem do TRT-2

20171215 Livro Justina
Clique na imagem acima para abrir o livro digital

Às vezes, na ficção, há personagens tão complexos e multidimensionais que eles nos parecem velhos conhecidos. A natureza ficcional é esquecida, e se desenvolvem até sentimentos por aquela “pessoa”, que parece tão real.

A sensação que a personagem Justina deixou em seus seguidores mais fiéis foi justamente esta. O projeto premiado do TRT-2 criou o modelo de uma trabalhadora como você, ou como alguém muito próximo: batalhadora. Longe de ser perfeita, mas persistente, aguerrida. Uma trabalhadora.

A complexidade de Justina e sua história, aliados a seu perfil bem delineado, permitiram que o TRT-2 passasse informações para diversas situações e ocupações, já que ela iniciou como menor aprendiz, e passou por estágio, contratação, demissão, abriu o próprio negócio, foi contratada de novo, e utilizou duas vezes a Justiça do Trabalho – como autora e como empresa –, até sofrer um acidente de trabalho que a deixou entre a vida e a morte.

Pois chegou a hora de explorar as entrelinhas dessa rica trajetória, e conferir trechos só mencionados por alto na novela que foi ao ar em página própria do Facebook: por que Justina decidiu ir atrás de seu primeiro emprego? Como ela encontrou Manolo, seu grande amor? De onde surgiu o assédio que ela sofreu, nas mãos de uma ex-chefe? Como era o convívio dela com a família? O que ela aprendeu em suas duas idas à Justiça do Trabalho? Como foi o acidente que quase lhe tirou a vida?

Todas estas respostas e muitas outras estão no romance “Trabalhos de Justina”, escrito pelo servidor da Secretaria de Comunicação do TRT-2, Alberto Nannini. O livro digital, pioneiro em falar sobre os direitos do trabalho de forma romanceada e pelo olhar de um leigo, explora as minúcias da vida dessa personagem tão marcante.

Você pode baixar aqui para ler, e descobrir um pouco mais sobre ela, seus aprendizados e seus trabalhos, e talvez perceber que ela é ainda mais parecida com você, ou com sua conhecida ou parente próxima do que imaginava. Depois, deixe um comentário na página dela: www.facebook.com/justinaTRT2 - ela vai amar.