Ir para conteúdo principal Ir para o bloco de navegação

Escola Judicial do TRT-2 encerra atividades de 2011 discutindo ética

escola-judicial-do-trt-2-encerra-atividades-de-2011-discutindo-etica-destaque 1324067815
clique a imagem acima para visualizar o álbum de fotos


Ao longo deste ano, a Escola Judicial do TRT da 2ª Região foi responsável por 106 eventos, com formação de 27 turmas somente em educação a distância. Os cursos foram os mais diversos, promovendo temas como qualidade de vida de magistrados e servidores e atualização em assuntos polêmicos do direito. Afinal, para a consolidação das ideias, é fundamental a informação.


E, para encerrar o ciclo de atividades de 2011, a Ejud-2 promoveu, nessa quinta-feira (15), a entrega de diplomas dos cursos de especialização em direito processual do trabalho, pela FMU, e especialização em administração judiciária, pela FGV. O evento foi fechado com a palestra do professor Gabriel Chalita.


Na abertura, o presidente deste Regional, desembargador Nelson Nazar, lançou o sonho de ver a Escola Judicial independente, com orçamento próprio e caminhando em paralelo com o Tribunal. “Atuamos com um ramo da Justiça muito jovem. Por isso, a importância de nos aliarmos à Ejud, de vê-la fortalecida. Incentivo também a todos os formandos que transmitam os conhecimentos conquistados com a especialização”, ressaltou.


O servidor e agora especialista em direito processual do trabalho Antônio de Jesus Trovão fez um discurso acerca da experiência vivenciada. “O acesso à qualificação transforma o dia a dia no Tribunal. Fazemos parte de uma Justiça voltada para a sociedade, que edifica o presente. Hoje, o TRT não é somente o maior do país; é o mais capacitado”, explicou.


Outro aluno, o juiz Álvaro Alves Noga, foi enfático na importância da especialização em administração judiciária. “Precisamos, todos nós magistrados, de atualização nessa área. O Tribunal cresceu muito nos últimos dois anos. Temos a obrigação de fazer mais e melhor”, declarou. As duas turmas tiveram como patrono o desembargador aposentado e ex-presidente do TRT-2 Decio Sebastião Daidone.


Participaram ainda da mesa, além do presidente Nelson Nazar e do patrono, as desembargadoras Sonia Franzini (vice-presidente judicial) e Odette Silveira Moraes (corregedora regional); os magistrados que integram o Conselho Consultivo da escola, desembargadoras Lilian Gonçalves (diretora da Ejud-2), Jucirema Maria Godinho Gonçalves (vice-diretora), Maria Inês Moura Santos Alves da Cunha, Jane Granzoto Torres da Silva, e juízes Gabriel Lopes Coutinho Filho e Fábio Augusto Branda; a presidente da Amatra-SP, juíza Sonia Maria Lacerda; e os professores José Ernesto Lima Gonçalves (FGV) e Maria Vitória Queija Alvar (FMU).


Ética em discussão


Após a entrega dos diplomas, foi a vez de o professor Gabriel Chalita apresentar o tema Ética e Educação. O educador apresentou o conceito de ética defendido por Aristóteles: “código de conduta que visa o bem”. Nesse momento, Chalita questionou: “Mas o que vem a ser esse bem?”.


Apresentou princípios, inclusive constitucionais, tão comuns ao Poder Judiciário, e a necessidade de aplicá-los de forma prática. Tratou também sobre a origem da palavra autoridade, como forma de liderança para envolvimento nos mesmos ideais. “A autoridade não deve ser taxada pela arrogância. O conceito é outro; é do envolvimento pelos mesmos ideais. Se eu sou um juiz que sonha, eu transformo a vida das pessoas que estão ao meu lado”, suscitou.


Dessa forma, foi encerrado o ano de 2011 pela Escola Judicial. Importante ressaltar ainda desse período a vitória no Prêmio CNJ de Educação a Distância, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça. O trabalho, premiado em primeiro lugar na categoria Relato de Experiência Inovadora, foi de iniciativa da Ejud-2 e teve como título Site de rede social Facebook como suporte tecnológico para ambiente virtual de aprendizagem: a experiência da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Faça parte dessa história. Para o próximo ano, já estão fechadas dezenas de atividades. Confira aqui.