Ir para conteúdo principal Ir para o bloco de navegação

Em outubro, TRT-2 ofereceu treinamentos para oficiais de justiça, seguranças, estagiários e conciliadores

Cursos focados em determinadas áreas e multiplicidade de métodos. Foi dessa forma que as atividades de desenvolvimento e reciclagem de magistrados e servidores do TRT da 2ª Região foram realizadas no mês de outubro, por meio da Escola Judicial (Ejud-2).

Os oficiais de justiça, por exemplo, tiveram um dia inteiro para discutir a profissão. Os seguranças e motoristas participaram de um curso promovido em parceria com a Academia de Polícia Civil de São Paulo e aprimoraram suas habilidades em abordagem e uso de armamentos menos letais.

O III Curso de Formação de Conciliadores foi voltado especificamente para os interessados em atuar como conciliadores voluntários. Estagiários também tiveram vez na busca pela evolução profissional. Para eles, foi ministrada a palestra A Estrutura da Justiça do Trabalho: A importância do Estagiário no Funcionamento da Justiça Trabalhista.

Diversificando métodos e temas

Em busca de novas fórmulas para dinamizar o ensino, a Ejud-2 disponibilizou este mês diferentes métodos para apresentar os conteúdos. O já amplamente utilizado Ensino a Distância (EaD) esteve presente no curso de Formação Continuada em Execução Trabalhista, que continua até dezembro.

Até o cinema foi utilizado para discutir a Justiça Trabalhista. As transformações no mundo do trabalho na visão do cinema de ficção científica usou clássicos do cinema, como 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, e Blade Runner, de Ridley Scott, como base para reflexão sobre as mudanças do trabalho na sociedade.

Temas correlatos à Justiça do Trabalho que também podem ajudar no desenvolvimento do profissional na prestação jurisdicional foram abordados nas atividades da escola. Como aperfeiçoar sua capacidade de decidir levou à sala assuntos como a decisão racional e a decisão intuitiva. E para aperfeiçoar a retórica, foi realizado o curso A Arte de Falar Bem.

Capacitação Judiciária

Ainda, aconteceram outros cursos com temas ligados diretamente à atividade-fim. Foram eles: Curso de Leitura e Produção de Textos Jurídicos – A fundamentação; Teoria Geral dos Recursos à Luz do Código de Processo Civil; Curso Avançado de Cálculos Trabalhistas e o Curso sobre Mandado de Segurança no Direito Processual do Trabalho.

Em novembro, a Escola Judicial do TRT-2 permanece realizando palestras, cursos e eventos, com o objetivo de capacitar seus profissionais para uma melhor prestação de serviços. Acompanhe as atividades realizadas e em andamento pela página da Ejud-2.

em-outubro-trt-2-ofereceu-treinamentos-para-oficiais-de-justica-segurancas-estagiarios-e-conciliadores-02 1320413086 em-outubro-trt-2-ofereceu-treinamentos-para-oficiais-de-justica-segurancas-estagiarios-e-conciliadores-03 1320413091 em-outubro-trt-2-ofereceu-treinamentos-para-oficiais-de-justica-segurancas-estagiarios-e-conciliadores-01 1320413082