Ir para conteúdo principal Ir para o bloco de navegação

Compromisso com a sociedade marca o encerramento do Curso de Formação Inicial de juízes do TRT-2


 

A Constituição Federal determina em seu artigo 5º que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Mas, para cumprir a missão de julgar os conflitos sociais, são necessários conhecimentos que vão além da teoria disposta nos livros. Com essa visão, amparada no conceito multidisciplinar e humanitário, foi realizado o Curso de Formação Inicial, encerrado nessa quarta-feira (17), voltado aos juízes aprovados no último concurso do TRT da 2ª Região.


A cerimônia de encerramento contou com a participação do presidente do Tribunal, desembargador Nelson Nazar. "Esse é mais um momento auspicioso na carreira desse grupo, tão seleto. Associado à formação, que deve ser continuada, sejam pacientes. No mais, desejo muitos processos a todos!", disse o presidente.


Promovido pela Escola Judicial, o curso apresentou desde técnicas de juízo conciliatório a aspectos de relação interpessoal. "A iniciativa inaugura um novo paradigma na Justiça. Somos recebidos por uma estrutura que promove o funcionamento e colabora para o melhor atendimento à sociedade", explica o magistrado José Carlos Soares Castello Branco, empossado no final de junho.


Em nome da turma, formada por 15 magistrados, a juíza Aline Guerino Esteves agradeceu emocionada a recepção. "Fui surpreendida pelo respeito e atenção de todos no Tribunal. Venho, em nome dos colegas, firmar o compromisso de retribuir esse apoio, com o exercício do nosso ministério – um sacerdócio –, de forma responsável e dedicada à sociedade", afirmou.


Estiveram presentes à cerimônia de entrega dos certificados a desembargadora Lilian Gonçalves, diretora da Ejud-2; a coordenadora do curso, desembargadora Jane Granzoto; a presidente da Amatra-SP, juíza Sonia Maria Lacerda; e a desembargadora aposentada Vânia Paranhos.


Em novembro, os juízes substitutos irão a Brasília, participar do curso de formação promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), que funciona junto ao TST.

 compromisso-com-a-sociedade-marca-o-encerramento-do-curso-de-formacao-inicial-de-juizes-do-trt-2-1 1314035327 compromisso-com-a-sociedade-marca-o-encerramento-do-curso-de-formacao-inicial-de-juizes-do-trt-2 mg 1719 1313787098 compromisso-com-a-sociedade-marca-o-encerramento-do-curso-de-formacao-inicial-de-juizes-do-trt-2 mg 1700 1313787095

compromisso-com-a-sociedade-marca-o-encerramento-do-curso-de-formacao-inicial-de-juizes-do-trt-2 mg 1691 1313787093 compromisso-com-a-sociedade-marca-o-encerramento-do-curso-de-formacao-inicial-de-juizes-do-trt-2 mg 1676 1313787091 compromisso-com-a-sociedade-marca-o-encerramento-do-curso-de-formacao-inicial-de-juizes-do-trt-2 mg 1745 1313787310