Ir para conteúdo principal Ir para o bloco de navegação

Assinatura de acordos e selo comemorativo marcam cerimônia de 70 anos da Justiça do Trabalho

assinatura-de-acordos-e-selo-comemorativo-marcam-cerimonia-de-70-anos-da-justica-do-trabalho-maior 1304533450

 

Realizada no Tribunal Superior do Trabalho nesta terça-feira (03), a sessão solene em comemoração aos 70 anos da instalação da Justiça do Trabalho no Brasil foi conduzida pelo ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST, e contou com diversas autoridades dos Três Poderes, entre eles o vice-presidente da República, Michel Temer. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região marcou presença na ocasião, sendo representado por seu presidente, desembargador Nelson Nazar. A corregedora regional, desembargadora Odette Moraes e a desembargadora Lilian Mazzeu também compareceram à solenidade. 

 

Na ocasião, houve o lançamento oficial do selo comemorativo de 70 anos, realização conjunta do TST e CSJT, juntamente com o Ministério das Comunicações e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O selo personalizado é composto por duas partes. Na primeira, o pavilhão nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê - árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, a logomarca comemorativa é inspirada na evolução histórica da Justiça do Trabalho no Brasil. A imagem traz como pano de fundo o Decreto-Lei 3.229, de 30 de abril de 1941. À sua frente, o numeral setenta, translúcido, sugere a transparência da Justiça do Trabalho, seguido do slogan "Justiça do Trabalho 70 anos de Justiça Social". 

 

A solenidade também foi marcada pelo lançamento da Campanha de Prevenção a Acidentes de Trabalho. Por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre o TST, o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, Ministério da Saúde e Advocacia-Geral da União, pretende-se que sejam implementadas políticas públicas em defesa do meio ambiente, da segurança e da saúde no trabalho. Além do mais, objetiva-se a realização de estudos e pesquisas sobre as causas e consequências dos acidentes de trabalho no país, para auxiliar nas medidas de prevenção desses acidentes e na redução dos custos daí decorrentes. 

 

Veja fotos da ocasião.

 

Veja mais informações sobre a história da JT no especial produzido pelo TST. 

 

Com informações de: Secom-TST
Com fotos de: Secom-TST