Ir para conteúdo principal Ir para o bloco de navegação

Ematra-2 inicia atividades de 2011 com palestra sobre ética

A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região iniciou as atividades do ano letivo de 2011, com a palestra Ética, realizada nessa segunda-feira (07) no auditório localizado no 10° andar, bloco A, do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (av. Marquês de São Vicente, 235, São Paulo-SP).

 

A palestra foi ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo José Renato Nalini, mestre e doutor em direito constitucional pela USP e autor dos livros Ética da MagistraturaÉtica Geral e ProfissionalÉtica Ambiental A Rebelião da Toga. Na ocasião, o magistrado abordou a ética da pós-modernidade, pautado pelas idéias de Sigmund Bauman, autor da obra Ética Pós-moderna, que faz a distinção entre ética e moral.

 

O desembargador iniciou sua apresentação afirmando que “a ética é a única matéria-prima de que o Brasil se ressente. É o que falta para o país deslanchar, para ser uma sociedade justa, fraterna e solidária”. Em relação ao direito, o magistrado observou que “o direito é extraído da ética, e o direito não tem o direito de não observar a ética”.

 

Durante a palestra, o desembargador citou que a agenda moral contemporânea está repleta de itens desconhecidos do passado, como a nova família, as parelhas homossexuais, o uso dos embriões para fins científicos e cosméticos, entre outros. 

 

Em sua opinião, a noção pós-moderna de moralidade chega a ser o decreto de morte da ética, a ciência do comportamento moral do homem quando em sociedade. E para nós, segundo o magistrado, sobrou reconhecer que, se alguns valores perderam força, a intensidade que neles residia migrou para outros ou se potencializou em valores hoje ainda mais prestigiados.

 

Participaram da Mesa, também, o presidente do TRT-2, desembargador Nelson Nazar; a diretora da Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região, desembargadora Lílian Gonçalves; e a desembargadora Jane Granzoto Torres da Silva, do Conselho Consultivo da Ematra-2.

 

Veja fotos da ocasião.