Desenho tudo sobre reclamao trabalhista site pequeno
 O que é?
A reclamação trabalhista é a forma que o interessado tem para buscar seus direitos na Justiça do Trabalho. Ela pode ser ajuizada diretamente pelo interessado (jus postulandi) ou por meio de um advogado.
 
Como ter acesso?
Para ajuizar a reclamação trabalhista é necessário verificar o local da efetiva prestação dos serviços por parte do empregado ao empregador ou da assinatura do contrato de trabalho para saber o foro competente para o processamento da ação.
 
Clique abaixo e saiba como consultar o local competente para o ajuizamento da reclamação trabalhista:
 

Na capital de São Paulo

As unidades do TRT-2 na capital de São Paulo estão distribuídas em três fóruns: Fórum Ruy Barbosa, Fórum da Zona Leste e Fórum da Zona Sul.
 
Para saber qual é a unidade na capital para ajuizar a reclamação trabalhista, é preciso fazer uma consulta no site do TRT-2, informando o CEP do local da prestação do serviço ou da assinatura do contrato de trabalho. Realize a consulta no site do TRT-2 em Consultas > Competência territorial – Capital.

Fora da capital de São Paulo

Os fóruns trabalhistas não localizados na capital de São Paulo podem atender uma ou mais cidades.
 
Para saber qual vara tem competência para receber a reclamação trabalhista, faça uma consulta no site do Tribunal em Institucional > Conheça o TRT-2 > Varas e Jurisdição. Lá é possível clicar sobre a região de sua cidade e, em seguida, sobre a “Jurisdição de (nome da cidade)”, como na imagem abaixo.
 Jurisdio

 

 

 
Ajuizamento da Reclamação Trabalhista
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região está com suas unidades totalmente integradas ao processo judicial eletrônico.
 
A reclamação é feita por meio do sistema PJe. Saiba mais em Serviços > PJe - Processo Judicial Eletrônico.
 
O ajuizamento da reclamação trabalhista pode ser feito pelo próprio interessado (jus postulandi) ou com auxílio de advogado.
 
Para saber como ajuizar a reclamação trabalhista, clique na opção desejada:
 
 
Localização e horário de funcionamento
O horário de funcionamento do TRT 2ª Região é de 2ª a 6ª feira, das 11h às 19h, sendo o atendimento ao público realizado das 11h30min às 18h.
 
Confira telefones e endereços das unidades que compõem o TRT 2ª Região em Institucional > Endereços e Telefones.
 Voltar